coluna vida fit

Secretário de Saúde critica praticantes de atividades físicas individuais que não usam máscaras

Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, destacou uso obrigatório de máscaras em locais públicos para quem prática atividades físicas

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 19/08/2020 às 13:26 | Atualizado em 19/08/2020 às 15:32
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Praias de Porto de Galinhas e Boa Viagem e parque da Jaqueira em primeiro dia de reabertura para atividades físicas. - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Apesar da lei que determina como o uso de máscara obrigatório em Pernambuco, ainda há muitas pessoas que desrespeitam a norma durante as práticas de atividades físicas como corrida e caminhada. O secretário de saúde do Estado, André Longo, alertou para o descumprimento da regra especialmente por corredores  no calçadão da praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e no Parque da Jaqueira, na Zona Norte da cidade. Ele lamentou o comportamento da população e ressaltou que a postura atrapalha o avanço do Plano de Convivência do Estado, que prevê a retomada gradual de setores da economia.

Durante entrevista coletiva na terça-feria, André Longo disse que as pessoas precisam ser exemplo e respeitar o uso da máscara como "regra de convivência". "Realmente tem nos preocupado muito que pessoas a pretexto de fazer uma corrida, de fazer uma atividade física mais intensa, negligenciam a questão da máscara. É incômodo. Eu caminho na Jaqueira e sei que é incômodo caminhar com a máscara. Mas faça esse esforço. É por você e pelo outro. Você pode adquirir o vírus e realmente incomoda observar uma pessoa sem a máscara. Realmente a gente tem visto muito no calçadão de Boa Viagem, a gente tem visto muito em espaços como a Jaqueira. São as pessoas mais conscientes e esclarecidas da sociedade. Tem que dar exemplo", alertou o secretário. 

Longo ainda falou que o comportamento da população dificulta o avanço da retomada de atividades como a reabertura das praias. Vale lembrar que no último mês de junho o governador Paulo Câmara assinou decreto que torna lei o uso de máscara no Estado como forma de combate ao novo coronavírus. Dessa forma, o equipamento de proteção individual precisa ser usado em parques, praias, locais públicos, paradas de ônibus, aeroporto, veículos de transporte público, entre outros.

"Isso tem dificultado para a tomada de decisão nossa para alguns avanços. Porque preocupa fortemente. Porque alguns espaços que ainda estão fechados como será o comportamento da sociedade ao retomá-los. A gente precisa estar atento. Se a gente não dá exemplo no calçadão de Boa Viagem ou quando está caminhando, como vai ser o exemplo quando voltar à praia. Todo mundo precisa colaborar. Tem muita gente colaborando, mas tem uma parcela da população que ainda resiste às normas sanitárias. A gente precisa fazer com que essas pessoas se conscientizem e evitar constrangimento e reprender uma pessoa que está sem máscara. Às vezes a pessoa pensa: 'eu já tive'. Mas não está escrito na testa de ninguém que você já teve. Você precisa respeitar o próximo e respeitar o uso da máscara como regra de convivência. O comportamento social é fundamental", finalizou o secretário.

Comentários

Últimas notícias