coluna vida fit

Dia do Nutricionista: curiosidades sobre a profissão e perfis para seguir

O Dia do Nutricionista é celebrado nesta segunda-feira, dia 31 de agosto. Profissão é necessário para manutenção da saúde por meio de alimentação

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 31/08/2020 às 12:26 | Atualizado em 31/08/2020 às 13:10
DIVULGAÇÃO
Guia Alimentar pode sofrer alterações após solicitação do Ministério da Agricultura - FOTO: DIVULGAÇÃO

Celebrado no dia 31 de agosto, nesta segunda-feira, o Dia do Nutricionista reforça a importância dos profissionais que cuidam da saúde da população por meio de alimentação equilibrada. Atualmente,  há muitos profissionais que são referências na nutrição esportiva, especialidade voltada para performance de atletas amadores e profissionais, além de trabalhar para manutenção de massa magra, emagrecimento e desempenho esportivo. Mas a área da nutrição é ampla e há outras especialidades com foco em ambiente clínico, ambulatorial, combate à obesidade, infantil, para gestantes, idosos, desenvolvimento acadêmico, estudo de alimentos, entre outros.

 

Promoção de saúde com alimentação

O nutricionista é o profissional habilitado para elaborar um plano alimentar de acordo com as individualidades biológicas dos pacientes. Ele organiza um cardápio baseado em cálculos de calorias e nutrientes necessários - carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminais e minerais - para o consumo diário, levando em consideração rotina e necessidade de cada pessoa. 

O Dia do Nutricionista é celebrado em 31 de agosto por conta da data de fundação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949. No entanto, a profissão só foi regulamentada no Brasil em 1967, sendo considerada uma categoria nova no País. Os profissionais buscam hoje o fortalecimento e valorização da categoria, além de propagar a ideia que o alimento cura e é fundamental para manutenção da saúde. 

Nutrição na pandemia da covid-19

A pandemia do novo coronavírus pegou a população mundial de surpresa no início de 2020. Tornou-se fundamental priorizar a saúde por meio de alimentação natural e buscar alternativas para fortalecer o sistema imunológico. Hoje nutricionistas reforçam ainda mais a necessidade de consumir refeições equilibradas com oferta de todos os nutrientes. A categoria também precisou passar por adaptações na forma de atender seus pacientes. As consultas presenciais cederam lugar para o atendimento online. E as conexões no mundo digital se fortaleceram. Não à toa há muitas referências nas redes sociais. 

5 perfis para seguir

Os especialistas utilizam as redes sociais para divulgar seus trabalhos, além de oferecer dicas de alimentação saudável. 




 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 

22 de junho, 3 meses sem atendimento presencial. Que saudade que eu tava! Já que não dá mais pra sorrir com a boca, a gente sorri com os olhos ????♥?

Uma publicação compartilhada por Amanda Aguiar (@amandaguiarg) em


 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 

Você tem curiosidade de saber como são as consultas online? Elas são semelhantes às consultas presenciais. Começo perguntando o motivo da sua "visita" e qual o seu objetivo. Depois faço uma anamnese clínica para ver como anda sua saúde, seus exames e quais as suas queixas. Em seguida, vem a anamnese alimentar, que serve para conhecer seus hábitos alimentares, preferências, horários das refeições e outros detalhes sobre sua alimentação. Considero também informações sobre exercícios e hábitos de sono. Então, solicito informações sobre seu peso naquele dia, altura e se possível, algumas medidas de circunferência, que eu oriento como devem ser aferidas. Com todas essas informações, elaboro sua dieta e envio por e-mail. Em seguida, marcamos um novo encontro para que eu explique a dieta e tire todas as dúvidas. Depois de um mês, há o retorno da consulta para avaliar os resultados e juntos fazemos os ajustes necessários. As consultas on-line tem sido uma ótima opção para quem não quer descuidar da alimentação durante o isolamento. Vamos marcar sua consulta? Fale com Flavinha pelos números (81) 98500-6231 ou (81) 3231-2846. Ela vai achar o melhor horário para nosso encontro. . #DicaDaNutri #NutriRosaIdalinaCosta #NutricaoFuncional #NutricaoComAmor #Nutricao #VidaSaudavel #VidaFit #VidaFitness #AlimentacaoResponsavel #AlimentacaoSaudavel #ComidadeVerdade #ReeducacaoAlimentar #DadinhoDeTapioca

Uma publicação compartilhada por Rosa Idalina Costa (@nutrirosaidalinacosta) em

Comentários

Últimas notícias