O presidente americano, Donald Trump, pediu neste domingo que o autor do atentado a bomba contra a Maratona de Boston seja condenado à morte, ao criticar a anulação da sentença por uma corte de apelações. Hoje com 27 anos, Djokhar Tsarnaev foi responsável pelo atentado da prova quando tinha 19 anos. Ele condenado à morte em junho de 2015, mas sentença foi anulada.
Tsarnaey e o irmão Tamerlan, morto três dias após o atentado pelas autoridades, colocaram duas bombas caseiras perto da linha de chegada da maratona, em Boston. Três pessoas morreras e outras 264 ficaram feridas. O atentado marcou a história da prova, uma das mais tradicionais do mundo.
"Tantas vidas se perderam ou foram arruinadas: a pena capital raramente foi tão merecida por alguém como Dzhokhar Tsarnaev", tuitou o presidente americano, cuja campanha pela reeleição está baseada em sua 'firmeza'. O presidente norte-americano continuou. "O governo federal deve reivindicar novamente a pena de morte (...) Nosso país não pode deixar que o erro do tribunal de apelações siga vigente", acrescentou.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, a 124ª edição da Maratona de Boston foi cancelada. Esta é a primeira vez na história que a prova de 42km não acontecerá em seu formato tradicional. Em contrapartida, a organização realizará uma versão virtual do evento para os corredores que tiveram suas inscrições aprovadas em 2020.