PREVENÇÃO

De volta às peladas? Saiba se prevenir das dores no retorno aos campos

Fisioterapeuta esportivo orienta como evitar lesões e amenizar possíveis incômodos

Imagem do autor
Cadastrado por

Marília Banholzer

Publicado em 24/06/2021 às 15:30
Notícia
X

Em Pernambuco, os esportes coletivos ficaram proibidos por cerca de três meses em 2021 como parte do plano de convivência com a covid-19. Para aqueles que respeitaram a restrição, foi um longo período de espera, mas agora estão liberados. Desde segunda-feira (21), os grupos das famosas "peladas" de futebol, por exemplo, estão voltando a se organizar e os atletas de fim de semana precisam se preparar para não se lesionarem no retorno aos campos.

De pronto, é bom lembrar da necessidade de fazer um alongamento nos músculos que devem ser mais exigidos no esporte que você vai voltar a praticar. Esticar tudo antes e depois pode ser um grande aliado na prevenção daquelas dores do dia seguinte. Mas para se aprofundar nessas dicas e fugir "da quebradeira pós-pelada", a coluna Vida Fit conversou com o fisioterapeuta Gabriel Mesquita, especialista nas áreas esportiva e de traumato-ortopedia.

Confira o bate papo com o especialista

Vida Fit (VF) - Voltar a praticar exercícios, depois de meses sedentário, exige que tipo de cuidado para evitar lesões?

Gabriel Mesquita (GM) - É preciso ter atenção aos retornos após um período sedentário e mesmo que a pessoa nunca pare de praticar uma atividade, ainda assim, é preciso se preparar para ela e evitar possíveis lesões. Qualquer pessoa que ficou parada nessa pandemia e vai retornar, seja atleta profissional, amador ou apenas para recreação, o risco de lesões pode estar até mais aumentado do que normalmente estaria.

VF - Como se prevenir? Que tipo de preparação o peladeiro deve ter antes da partida?

GM - Controlar as demandas do treinamento, retornar aos poucos, jogar menos minutos e ir aumentando esse tempo seguindo alguns critérios. O ideal, se tiver condições, seria buscar a orientação de um fisioterapueta esportivo para fazer uma avaliação e encontrar fatores de risco patológicos para o surgimento de lesões. Ter uma boa qualidade de sono, não ingerir bebida alcóolica, também ajudam a evitar lesões.  

VF - Quais as lesões mais comuns pra quem não tem esse cuidado antes do retorno?

GM - Essa pessoa que está parada há um tempo, de cara, vai sentir a chamada dor muscular de início tardio, que um processo de micro lesões na musculatura. São naturais e fazem parte da nossa fisiologia que podem durar de 24h a cinco dias. Várias outras lesões musculosqueléticas podem surgir a depender do tipo de esporte.

VF - No caso de esportes coletivos, como a famosa pelada de fim de semana, existem riscos diferenciados?

GM - Os coletivos, que tendem a ser mais intensos, que exigem movimentos de aceleração, de lateralidade, a gente sempre pensa em lesões articulares, as entorses, principalmente de tornozelos e joelho. Mas tem também as lesões musculares, principalmente no futebol, afetando coxa, panturrilha e até quadríceps. Ainda tem as tendinopatias, como a que as pessoas chamam do calcanhar de Aquiles, são muito comuns em esforços que se reptem muitas vezes.

VF -  Pra quem já está dolorido pós-pelada, o que fazer para minimizar dores?

GM - Primeiro, pode ficar tranquilo porque isso é natural, nosso corpo vai trabalhar para voltar ao nível basal, algo que vai se recuperar ao longo dos dias. Na fisioterapia tem um serviço chamado recovery, que é a antecipação do processo de recuperação e redução da dor. Nesse processo é abordado muito a massagem esportiva, com as mobilizações e liberações manuais, há ainda recursos da medicina tradicional chinesa, como acupuntura, vento - apesar de algumas críticas científicas, as botas de compressão, eletroestimulação, laser, entre outros. No caso de seguir em casa, com a crioterapia (colocar gelo) e não parar de realizar suas atividades normais e voltar a praticar exercícios quando voltar a ser sentir bem.

Tags

Autor