5 dicas para praticar exercícios de solo no Pilates
Técnicas são eficazes para fortalecer o corpo, melhorar a flexibilidade e a postura, além de outras vantagens. Saiba como melhorar seus resultados
O Pilates solo é aquele em que os exercícios são praticados com ajuda de um colchonete e outros acessórios simples, como bolas e faixas elásticas.
Apesar de simples, a prática é muito eficaz para fortalecer o corpo, melhorar a flexibilidade e a postura.
Para alcançar os resultados desejados, é fundamental executar os exercícios com técnica correta e a orientação de um profissional para garantir a execução adequada e prevenir lesões.
A seguir, veja cinco dicas simples para fazer exercícios de solo no Pilates:
1) Concentre-se na qualidade:
É muito mais eficaz um movimento feito com qualidade em vez da quantidade de repetições.
Faça cada exercício controlando os movimentos e contraindo os músculos corretos, sem pressa.
2) Mantenha o powerhouse ativado:
O Powerhouse é a região central do corpo composta por abdômen, costas e glúteos. A recomendação é manter essa região contraída durante todo o movimento para ter uma postura mais correta.
3) Respire Profundamente:
A respiração é essencial no pilates e pode afetar seus resultados. A dica é inspirar profundamente pelo nariz e expirar devagar pela boca, sincronizando a respiração com o movimento que está sendo feito.
4) Mantenha o Alinhamento Corporal:
Evite as costas ou contrair os ombros. Fique atento para manter a coluna neutra durante os exercícios.
5) Regularidade
A constância ajuda a ter resultados em qualquer prática de atividade física. A recomendação é praticar pilates pelo menos 2 a 3 vezes por semana para ter um bom fortalecimento muscular e mais flexibilidade.
Veja também: Veja quatro exercícios de pilates para praticar em casa
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como orientação profissional de exercício físico. Para obter orientações específicas sobre rotinas de exercícios, treinamento ou preocupações relacionadas, é essencial consultar um profissional de educação física especializado.”
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”