O Pilates se tornou uma das atividades físicas mais populares da atualidade, conquistando adeptos de todas as idades e níveis de condicionamento físico.
Seus benefícios são amplos, desde o fortalecimento muscular e melhora da flexibilidade até o aumento da consciência corporal e redução do estresse.
Mas, para quem deseja iniciar no Pilates, nem sempre é possível frequentar um estúdio. Por isso, alguns exercícios podem ser feitos em casa.
5 exercícios de pilates para fazer em casa
A professora de pilates Camila Oliveira, da VOLL Pilates, indica os seguintes exercícios para uma rotina simples de pilates em casa.
1. Roll-Up (Abdominal)
Deitado de costas, com as pernas flexionadas e os pés apoiados no chão, contraia o abdômen e eleve o tronco em direção aos joelhos, sem tirar o quadril do chão. Expire ao subir e inspire ao descer. Repita o movimento 10 vezes.
2. Círculos com as Pernas
Deitado de costas, com as pernas flexionadas e os pés apoiados no chão, faça movimentos circulares com as pernas, elevando-as levemente do chão. Realize 10 círculos com cada perna, alternando as pernas.
3. Ponte
eitado de costas, com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão, eleve o quadril do chão, formando uma linha reta dos ombros aos joelhos. Contraia os glúteos ao subir e mantenha o abdômen engajado. Abaixe lentamente o quadril e repita o movimento 10 vezes.
4. Prancha
Posicione-se como se fosse fazer uma flexão de braço, com os cotovelos apoiados no chão abaixo dos ombros e o corpo alinhado da cabeça aos calcanhares. Contraia o abdômen e mantenha a postura por 30 segundos a 1 minuto.
5. Alongamento da Coluna
Sentado no chão, com as pernas flexionadas e os pés apoiados no chão, inspire e eleve os braços acima da cabeça. Expire e curve-se para frente, tentando tocar os pés com as mãos. Mantenha a postura por 30 segundos.
VEJA TAMBÉM:
Dicas Importantes
Com a prática regular desses exercícios, você poderá sentir os benefícios do Pilates em seu corpo, como melhora da postura, força, flexibilidade e condicionamento físico geral. Mas fique atento aos seguintes pontos:
- Consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer atividade física.
- Realize os exercícios com movimentos lentos e controlados, concentrando-se na contração dos músculos.
- Respire profundamente durante todo o treino.
- Mantenha o abdômen contraído durante a maioria dos exercícios.
- Se sentir dor, pare o exercício e consulte um profissional.