Treino Funcional: Entenda os benefícios desse tipo de treino
Esse tipo de treino pode ter diferentes objetivos. Fora isso, ela é benéfica para prevenir lesões, fortalecer os músculos e diminuir o cansaço
O treino funcional é um grupo de exercícios dinâmicos que trabalha vários músculos do corpo ao mesmo tempo. Esse tipo de atividade não usa aparelhos ou pesos extras, é um exercício de baixa intensidade física.
Este tipo de exercício utiliza o peso próprio para realizar as tarefas. Os exercícios costumam trabalhar o corpo, a mente e a concentração, os movimentos são multiarticulares, você nunca irá trabalhar apenas uma parte do seu corpo.
Em um único treino, você trabalha a força, a resistência muscular e cardiorrespiratória, a potência, o equilíbrio e o alongamento.
Benefícios do treino funcional
Aumentar a memória muscular
Os músculos do corpo humano possuem memórias. Assim sendo, a prática de atividades físicas diárias é benéfica para a saúde em longo prazo.
Tem um impacto baixo
Por ser de baixo impacto, o treino funcional é ideal para idosos, iniciantes ou pessoas com algum tipo de limitação. Dessa forma, ele não prejudica o seu corpo, nem provoca fraturas ou problemas nas articulações.
Diminuir dores nas articulações
Esse tipo de treino é ótimo para alongar o corpo. Por isso, ele tem o poder de minimizar as dores nas articulações e alonga os músculos para prevenir futuras dores.
Diminuir o nível de estresse e ansiedade
Realizar exercícios é um dos melhores tratamentos para ansiedade e estresse. Ele minimiza os sinais de distúrbios mentais, equilibra a produção de hormônios, aprimora a qualidade do sono, entre outros benefícios.
Aumenta a flexibilidade e a harmonia.
O treinamento funcional consiste em exercícios que alongam os músculos e estimulam a concentração durante a prática. Além disso, também melhora a postura.
Uma dica é intercalar o treino funcional com o pilates para maximizar os efeitos do alongamento do músculo
Com informações de Saúde da Sami
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”