Exercícios para glúteos: veja os 5 melhores para tornear região
Conheça os exercícios mais eficazes para os glúteos, garantindo um visual mais tonificado, prevenção de lesões e fortalecimento muscular.
A busca por um corpo mais tonificado e saudável tem se tornado uma prioridade para muitas pessoas, e entre as áreas que mais recebem atenção está a região dos glúteos.
Além de uma questão estética, glúteos bem desenvolvidos são essenciais para a sustentação do corpo e a prevenção de lesões, especialmente na coluna e nos joelhos.
A seguir, destacamos cinco exercícios eficazes para fortalecer e modelar os glúteos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e bem-estar.
Melhores exercícios para glúteos
Em colaboração com o Portal Eu Atleta, o personal trainer Matheus Sarria destacou os principais exercícios para a região do bumbum. Entre eles, estão:
1. Agachamento
O agachamento é considerado o exercício "rei" para os glúteos.
Este movimento funcional não só trabalha a região glútea, mas também envolve quadríceps, isquiotibiais e core.
Saiba como fazer:
- Posicione os pés na largura dos ombros e mantenha a coluna ereta.
- Flexione os joelhos, como se fosse sentar em uma cadeira, mantendo os joelhos alinhados com os pés.
- Retorne à posição inicial, contraindo os glúteos no final do movimento.
2. Levantamento Terra
O levantamento terra é outro exercício essencial para quem deseja glúteos fortes e tonificados.
Ele trabalha a cadeia posterior, incluindo glúteos, isquiotibiais e lombar.
Para executar:
- Segure a barra ou halteres com as mãos na largura dos ombros, mantendo a coluna alinhada.
- Flexione os quadris e joelhos, abaixando o peso próximo aos pés, e volte à posição inicial, focando na contração dos glúteos.
3. Elevação de Quadril
A elevação de quadril, ou hip thrust, é um dos exercícios mais eficazes para isolar e trabalhar intensamente os glúteos.
Como realizar?
- Sentado no chão com as costas apoiadas em um banco, posicione uma barra sobre os quadris.
- Eleve o quadril até que o corpo forme uma linha reta dos ombros aos joelhos, contraindo fortemente os glúteos no topo do movimento, e retorne à posição inicial.
VEJA TAMBÉM: Veja quanto tempo de caminhada é preciso para emagrecer segundo profissional
4. Passada
A passada é um exercício versátil que trabalha glúteos, quadríceps e core, além de melhorar o equilíbrio e a coordenação.
Para executá-la, dê um passo à frente com uma das pernas, flexionando ambos os joelhos até que o joelho traseiro quase toque o chão. Retorne à posição inicial e repita com a outra perna.
5. Abdução de Quadril
A abdução de quadril é ideal para isolar e fortalecer os glúteos médios e mínimos.
Este exercício pode ser realizado com a ajuda de uma máquina específica na academia ou com elásticos de resistência.
Sentado na máquina ou com o elástico ao redor das pernas, abra as pernas contra a resistência, focando na contração dos glúteos, e retorne lentamente.
CONFIRA NO YOUTUBE:
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como orientação profissional de exercício físico. Para obter orientações específicas sobre rotinas de exercícios, treinamento ou preocupações relacionadas, é essencial consultar um profissional de educação física especializado.”
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”