6 benefícios do chá de cavalinha e como tomar

Planta medicinal é muito benéfica para a saúde do corpo e oferece diversas vantagens para quem consome com segurança, aliado de hábitos saudáveis

Publicado em 31/07/2024 às 15:15

A cavalinha é uma planta medicinal com folhas finas e aspecto que lembra uma cauda de cavalo. O seu chá proporciona benefícios para a saúde.

A bebida concentra antioxidantes, ajuda na digestão, controle de pressão alta, entre outros benefícios. Confira mais a seguir:

Benefícios do chá de cavalinha

1. Diurético natural

O chá de cavalinha ajuda a aumentar a produção de urina e promovendo a eliminação de toxinas do corpo. Ótimo para pessoas com retenção de líquidos ou problemas urinários.

2. Melhora a digestão

As propriedades diuréticas e a presença de compostos no chá que ajudam a regular o trânsito intestinal podem aliviar indigestão e constipação.

3. Reduz o colesterol

A cavalinha pode ajudar a reduzir os níveis elevados de colesterol LDL (ruim) no sangue. Esse efeito é possível devido às propriedades antioxidantes e ao potencial de melhora da circulação sanguínea proporcionado pelos compostos presentes na planta.

4. Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C presente na planta ajuda a fortalecer as defesas do corpo contra doenças e infecções. 

5. Controle da pressão alta

O chá pode ajudar a baixar a pressão arterial em pessoas com hipertensão leve a moderada porque a planta é um diurético natural. Mas use com cuidado porque o consumo prolongado pode levar ao descontrole da pressão arterial.

6. Melhora a saúde do fígado

A ação desintoxicante do chá de cavalinha ajuda a promover a saúde do fígado ao auxiliar na eliminação de toxinas e a manutenção das funções.

Como tomar chá de cavalinha?

A dosagem recomendada do chá de cavalinha é de 2 a 3 xícaras de chá por dia. O uso prolongado do chá de cavalinha pode causar deficiência de tiamina (vitamina B1). É recomendado fazer pausas após 2 a 3 semanas de uso contínuo.
  • Contraindicações: gestantes, lactantes e pessoas com problemas renais graves devem evitar o consumo do chá.
  • Interações medicamentosas: o chá de cavalinha pode interagir com medicamentos diuréticos, anticoagulantes e anti-hipertensivos. Se você faz uso de algum desses remédios, consulte seu médico antes de consumir.

Veja mais: Chás para baixar o colesterol alto

Tags

Autor