O que comer no pré e pós-treino? Saiba como ter bons resultados
Alimentação equilibrada e com os nutrientes certos é essencial para conquistar bons resultados e obter a desejada hipertrofia muscular
A alimentação do pré e pós-treino é um elemento importantíssimo para os resultados de ganho de massa magra. Determinados alimentos podem ajudar quem treina regularmente a alcançar seus objetivos mais rápido.
De acordo com o especialista em Nutrição Esportiva e Fisiologia do Exercício, Jhonathan Andrade, cada modalidade esportiva tem suas próprias necessidades, além das condições físicas e de saúde do atleta.
"Uma alimentação equilibrada é consenso quando se pensa em saúde, mas a nutrição esportiva acrescenta estratégias à rotina de quem faz exercícios regularmente, seja um atleta profissional ou não", explica.
O que comer antes do treino?
Segundo o especialista, o consumo de carboidratos ajuda a ter mais energia. "Nosso organismo usa o glicogênio muscular para manter o bom desempenho durante as atividades físicas. Por isso, os carboidratos são indicados antes e após os treinos ou competições", diz Jhonanthan.
A quantidade de carboidratos varia de acordo com o tipo de exercício, a duração e a intensidade, além do tempo de digestão dos alimentos.
Os especialistas orientam a se alimentar 1h30 a 2h30 antes do treino para evitar desconfortos gastrointestinais.
Dicas de fontes de carboidratos: frutas, como banana e maçã, grãos integrais e tubérculos, como a batata-doce.
O que comer após o treino?
O pós-treino pede um consumo maior de proteínas, porque elas auxiliam na reparação dos tecidos musculares e ajudam no crescimento muscular.
Recomenda-se consumir frango, peixe, ovos, laticínios (iogurte natural, queijo etc.) e leguminosas (feijão, lentilha ou grão-de-bico).
Hidratação e suplementos
O corpo perde água e eletrólitos com o esforço físico intenso, por isso é tão importante beber água antes, durante e após os exercícios.
Em relação ao uso de suplementos alimentares, o especialista recomenda consultar um profissional de nutrição para avaliar a necessidade.
"A elaboração de uma dieta ajustada com pré e pós-treino, assim como a suplementação de vitaminas, minerais e aminoácidos são mais efetivas com a ajuda de um especialista que saberá avaliar as demandas individuais", conta
Com informações de Marlise Groth