Treino de corrida: saiba como fazer para perder peso
Adotar um programa de corrida com variações de intensidade e frequência pode ser a chave para quem busca emagrecer de forma saudável e sustentável.
A corrida é uma das atividades físicas mais eficazes para quem deseja emagrecer. Além de promover o aumento do gasto calórico, a corrida traz diversas adaptações no organismo que contribuem para a melhora da função cardíaca, muscular, enzimática e metabólica.
Essas mudanças elevam a capacidade do corpo de queimar gorduras, mesmo nos momentos de repouso.
Contudo, para alcançar esses benefícios de forma eficaz, é fundamental seguir um programa de treinamento bem estruturado e adaptado à condição física de cada indivíduo.
Benefícios da corrida para perder peso
“A corrida, quando bem prescrita, promove aumento do gasto calórico total no dia, aspecto que é importante para o emagrecimento, mas também gera adaptações no organismo", enfatiza Raphael Carvalho, professor do curso de pós-graduação em Emagrecimento & Metabolismo na Faculdade UNIGUAÇU.
No entanto, uma questão importante a ser observada é a intensidade. Manter a mesma intensidade durante todo o treino não é a melhor estratégia para quem deseja emagrecer correndo.
Treino de corrida para emagrecer
Para facilitar a adoção do treinamento intervalado de alta intensidade, o professor Raphael Carvalho sugere duas estratégias básicas:
- Alternância de intensidade por tempo: correr em uma maior intensidade durante 2 minutos e descansar andando em baixa intensidade por mais 2 minutos. Essa alternância pode ser mantida durante todo o treino, que pode durar, por exemplo, 30 minutos.
- Intensidade por velocidade percebida: correr durante 2 minutos a 10 km/h. Caso esteja na rua e não possa medir a velocidade, pode correr por 2 minutos em uma intensidade percebida como. Após esses 2 minutos em alta intensidade, deve-se correr por 2 minutos em baixa intensidade, a 5 km/h ou uma intensidade percebida como “leve a moderado”.
Vale destacar que após algum tempo treinando, metas podem ser definidas, como por exemplo, correr 5km em 20 minutos, entre outras opções para superar os próprios limites.
Frequência e duração dos treinos
Raphael Carvalho destaca a importância da frequência e da duração dos treinos para obter resultados eficazes.
“Estudos científicos mostram de maneira bem sólida que treinar três vezes por semana por 25-30 minutos por sessões em intensidades mais elevadas já é o suficiente para obter resultados significativos para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, melhorar a saúde e contribuir para o emagrecimento”, pontua o profissional de Educação Física.
VEJA TAMBÉM: