5 Passos para uma alimentação saudável durante a infância
Ter uma alimentação adequada é essencial para o crescimento das crianças, desenvolvimento cognitivo e prevenção de doenças desde cedo

A alimentação na infância é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. Uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários para o crescimento, o desenvolvimento cognitivo e prevenção de doenças.
Incentivar uma alimentação saudável na infância vai muito além de oferecer frutas e legumes. É preciso criar hábitos alimentares saudáveis desde cedo, que acompanhem a criança por toda a vida.
Estudos publicados no periódico americano Pediatrics apontam que os hábitos alimentares infantis são consolidados no início da vida. Quando as crianças têm acesso a uma boa alimentação desde cedo, elas terão vantagens para a saúde a longo prazo.
Com a correria do dia a dia e a influência da publicidade de alimentos processados, nem sempre é fácil oferecer alimentos adequados para os pequenos.
A seguir, vamos confira 5 dicas simples para ajudar a garantir uma alimentação nutritiva para as crianças e prevenir a obesidade infantil.
1. Tenha um cardápio variado
Uma dieta variada é essencial para garantir que a criança receba todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento.
Ofereça diferentes tipos de frutas, legumes, grãos, carnes magras e laticínios. Explore diferentes sabores e texturas para estimular o paladar da criança.
2. Envolva as crianças na preparação dos alimentos
Envolver as crianças na preparação das refeições é uma forma de estimular o interesse pela comida e torná-las mais propensas a experimentar alimentos.
As crianças podem te ajudar a escolher os ingredientes da refeição, a lavar as frutas e legumes e até montar o prato.
3. Ofereça frutas e vegetais
De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos sobre consumo alimentar com mais de 3 mil bebês e crianças, foi revelado que os pequenos não comiam frutas (27%) e vegetais (32%).
Oferece uma variedade de frutas e vegetais nos primeiros anos de vida estimula o gosto pelos alimentos desde cedo.
4. Seja um exemplo
Crianças aprendem observando os adultos. Uma dica para que seu filho adote hábitos alimentares saudáveis é ser um exemplo em casa. Opte por alimentos saudáveis em casa, menos fast food e menos refrigerantes.
5. Sirva três refeições e dois lanches por dia
Uma dica dos especialistas é criar uma rotina alimentar estruturada, com três refeições e dois lanches por dia. A recomendação é manter as crianças bem alimentadas e ensinar que deverão esperar até a hora da próxima refeição.
*Com informações de Patrícia Ruffo, nutricionista e Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott, e do portal Edicase