Um decreto divulgado hoje (18) no Diário Oficial Estadual autoriza a realização de um processo seletivo para preencher 279 vagas disponíveis no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.
A permissão vem após a abertura de uma investigação civil pelo Ministério Público (MPMS), que está analisando a falta de médicos plantonistas na área de cirurgia geral da instituição.
A autorização foi emitida nove anos após a última seleção realizada no Hospital Regional, em 2014.
No documento anexo, consta que há 279 vagas destinadas a profissionais do setor hospitalar e técnicos.
Dentre as funções, estão previstas a contratação de 44 médicos, 30 enfermeiros, 10 farmacêuticos, 52 técnicos de enfermagem, além de assistente social, fonoaudiólogo, técnico em radiologia, auxiliar de lavanderia e outras posições.
A responsabilidade pela realização do processo seletivo será da Secretaria Estadual de Administração (SAD), em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Fundação Serviços de Saúde de MS (Funsau).
O edital será lançado posteriormente, com as atribuições da comissão organizadora e, em seguida, serão divulgadas as informações do processo seletivo, como as datas das provas, requisitos educacionais, etapas e validade da seleção.
O Hospital Regional informou que houve redução no quadro devido a aposentadorias, óbitos relacionados à Covid-19 e médicos que contraíram a doença e precisaram se afastar devido a sequelas.
Além disso, o Hospital afirmou que esta é a solução para preencher a escala. A promotora Daniella Costa da Silva iniciou a investigação em 9 de maio deste ano.