O ator Mark Blum, astro de 'Crocodilo Dundee', sucesso de 1986, morreu nesta quinta-feira (26). O astro, que tinha 69 anos, foi vítima de complicações decorrentes do novo coronavírus. A informação foi publicada pelo site TMZ e confirmada pelo agente pessoal de Mark Blum ao jornal The Independent.
>> Coronavírus: Pernambuco atinge maior letalidade no Brasil pela doença
>> Ceará confirma primeiras mortes e vira segundo estado do Nordeste a ter óbitos por coronavírus
>> Pernambuco tem 48 casos confirmados do novo coronavírus; 3 pessoas morreram vítimas da doença
>> Com 77 mortes, Brasil tem 2.915 casos de coronavírus
>> OMS reforça pedido de isolamento social contra coronavírus
Blum ficou conhecido também pelos papéis que interpretou nos filmes 'Procura-se Susan Desesperadamente' (1985) e 'Encontro às Escuras' (1987). Recentemente, Mark estreou na série 'You', da Netlix, como Sr. Mooney. Ele também teve uma longa carreira no teatro, trabalhando em várias peças da Broadway.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.