Desde o início de abril o Itaú Cultural vem lançando semanalmente novidades acerca do projeto Arte Como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência, que engloba ajuda financeira para diversas áreas da produção artística durante estas semanas de isolamento social em que muitos artistas estão sem poder fazer circular seus trabalho. As artes cênicas, a música, as artes visuais e a poesia surda já foram contemplada e agora chegou a vez da literatura. Entre os dias 11 e 13 de maio escritoras e escritores de todo o Brasil poderão participar. Até 150 deles serão contemplados com o valor R$ 2,5 mil.
Para o edital de literatura é possível se inscrever em duas categorias: Escrita (prosa ou poesia) e Poesia Falada (vídeo). Na primeira, minicontos e poemas devem ter até 800 caracteres, com espaço. Na segunda, a apresentação é em vídeos de até 30 segundos. Mas é preciso seguir a temática proposta pela instituição: "um exercício literário de fabulação do futuro da humanidade e de cada indivíduo na pós-pandemia."
"Há um amplo universo para desvendar em volta disso, que deve estar afligindo o imaginário de escritores e leitores", pontua Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural. “Ao fim da pandemia, para quem esteve isolado, ou não, como será a vida, os encontros e desencontros, o trabalho, a política, andar pelas ruas, o amor? Buscamos a percepção de prosadores e poetas sobre esta realidade que, hoje, parece mais contundente que a ficção."
Os trabalhos serão apresentados ao público em meios virtuais de acordo com a agenda organizada pela instituição. Fica a seu exclusivo critério exibi-los em sua grade de programação virtual ou redes sociais, ou, ainda, em canais e mídias dos próprios artistas – hipótese em que deverá ser feita menção ao apoio do Itaú Cultural.
A seleção dos projetos será feita por colaboradores das áreas artísticas da instituição, considerando-se, além dos critérios subjetivos poéticos, a aderência ao tema proposto. Até o dia 9 de junho, os contemplados serão avisados por e-mail, podendo haver prorrogação, a depender do volume de inscrições.