Porto Digital

Evento online discute soluções para a cadeia criativa durante a pandemia

'Diversificar', que acontece nesta sexta-feira (31), conta com participação do chileno Alex Paredes Lazo

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 30/07/2020 às 13:46
DIVULGAÇÃO
CAMINHOS Camila Bandeira, da Proa Cultural (PE), é uma das participantes do debate - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Desde a eclosão da pandemia do novo coronavírus, as áreas da cultura e da criatividade sofreram um forte abalo. Com a maior parte dos espaços ainda fechados (e sem previsão oficial de retorno seguro), estima-se que mais de 10 milhões de criativos na América Latina têm convivido com um cenários de instabilidade. Com o intuito de discutir esse cenário e como superá-lo, o Diversificar - Como Ser Autossustentável em Negócios Criativos reúne profissionais do setor, do Brasil e do exterior, nesta sexta-feira (31), a partir das 17h. O evento será transmitido através das plataformas virtuais do Sebrae e do Porto Digital.

De acordo com dados enviados pela assessoria do Diversificar, o setor do mercado musical brasileiro, por exemplo, sofreu um prejuízo de mais de 400 milhões de reais, com o cancelamento de mais de 8 mil eventos. O país não está sozinho: no Chile, em média cada artista da música foi obrigado a cancelar entre 6 e 8 eventos, gerando uma queda de 40% da receita destes profissionais.

Entre as iniciativas que têm sido adotadas de forma emergencial estão os lançamentos virtuais, a produção de conteúdo para redes sociais e o compartilhamento de material de arquivo. O que o Diversificar busca discutir é justamente como ampliar o debate para que profissionais independentes e empresários do setor artístico, cultural e criativo possam encontrar ânimo em manter seus negócios.

Entre os organizadores e participantes do evento está Camila Bandeira, fundadora da Proa Marketing Cultural, primeira empresa de economia criativa embarcada no Porto Digital. Além das conversas, a ideia é facilitar o acesso ao livro DIVERSIFICAR - Múltiplas Geração de Receitas para Criadores, que o chileno Alex Paredes Lazo traz com exclusividade em versão português.

Alex Paredes, que também participará do encontro virtual, é parceiro da Proa e atua em países como Chile, México e Colômbia no fortalecimento do empreendedorismo criativo na região. Ele é assessor internacional para organizações como o PNUD, BID, Ministérios de Cultura e várias universidades latino americanas.

O debate contará ainda com Ana Carla Fonseca, prêmio Jabuti de Economia e doutora em Urbanismo pela USP, Ana Carla Fonseca, hoje diretora da Garimpo de Soluções; Chico Saboya, superintendente do SEBRAE Pernambuco e presidente da Associação Nacional de Empreendimentos Inovadores e ex-presidente do Porto Digital por 11 anos; Guila Calheiros, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife; e Felipe Almeida, sócio fundador da Mr. Plot, estúdio criador do Mundo Bita.

Comentários

Últimas notícias