Algumas datas clamam para si o Dia do Amigo ou o Dia Internacional da Amizade. Uma Assembléia das Nações Unidas decidiu pelo dia 30 de julho, mas alguns países antecipam a comemoração em dez dias, como é o caso da Argentina e Chile. Por aqui, o dia 20 de julho também é o escolhido, baseado na tradição argentina de celebrar o dia desde a ida do homem à Lua, uma prova de que com pessoas queridas por perto, era possível ir longe.
Para que o dia não passe em branco, selecionamos dez músicas marcantes sobre o tema, que atravessam diversas épocas e gêneros, mostrando diferentes formas de celebrar a amizade.
Canção da América, Milton Nascimento
Os primeiros versos de Canção da América se tornaram um verdadeiro mantra sobre a amizade no cancioneiro nacional. Trata-se de uma tradução da canção Unencounter, que Milton Nascimento compôs para um amigo sul-africano. A versão em português e o marcante "amigo é coisa pra se guardar" tem autoria de Fernando Brant, sendo regravada aos montes, mas imortalizada na voz de Milton.
Amizade Sincera, Renato Teixeira
A amizade também foi um dos muitos temas que a música caipira de Renato Teixeira tocou. A canção deu nome a dois discos do músico, sendo o segundo uma parceria com Sérgio Reis em 2015. Sua primeira gravação conta com participação do pernambucano Dominguinhos, presente no álbum Uma Doce Canção.
A Amizade, Fundo de Quintal
A gratidão pela amizade também toma o samba composto por Djalma Falcão, Bicudo e Cléber Augusto, que ganhou vida na interpretação do grupo Fundo de Quintal no início dos anos 1990. Desde então, a canção está presente no imaginário da amizade, com seu refrão ressaltando a amizade para todos os momentos.
Amigo, Roberto Carlos
A música é fruto da marcante parceria entre Roberto Carlos e Erasmo Carlos, lançada nos anos 1970. O "amigo de fé, irmão camarada" virou um símbolo do companherismo na música nacional. A música é presença garantida no repertório de Roberto Carlos até hoje e teve o momento de sua criação retratada no filme 'Minha Fama de Mau', que retrata a parceria da dupla.
Quem Tem um Amigo (Tem Tudo), Emicida e Zeca Pagodinho
O último disco do rapper paulista Emicida, AmarElo, traz uma parceria com o sambista Zeca Pagodinho e também exalta o poder de ter um parceria "igual Gil e Caetano" para não seguir só e ajudar a se levantar nas provações da vida. O som também ganhou um videoclipe animado, com a dupla encarnando personagens inspirados no anime Dragon Ball.
With a Little Help from My Friends, The Beatles
A canção está presente em Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band, um dos mais inventivos e populares trabalhos do quarteto de Liverpool. Ela é fruto da parceria John Lennon/Paul McCartney, mas veio ao mundo na voz do baterista Ringo Starr, cantando sobre o que era capaz "com uma ajudinha dos amigos".
I'll Be There for You, The Rembrandts
Se a duo The Rembrandts não foi exatamente um grande sucesso global, uma canção deles conseguiu esse status, mesmo que não seja logo relacionada a banda. Trata-se da canção de abertura do seriado Friends, um dos principais fenômenos da cultura pop contemporânea, exibida entre 1994 e 2004. A música foi composta pelos criadores da série em parceria com a dupla.
He Was a Friend of Mine, Bob Dylan, The Byrds e Willie Nelson
Trata-se de uma canção folk tradicional de composição desconhecida, que ganhou versões em diferentes vozes. Ela fala sobre a morte de um amigo, passando pelas memórias de sua vida e pela dor da perda. Foi gravada por Bob Dylan e entraria em seu primeiro disco, sendo descartada e circulando posteriormente em bootlegs. O grupo The Byrds também lançou uma versão, lamentando a morte de John Kennedy e coube a Willie Nelson gravar uma das versões mais populares.
See You Again, Wiz Khalifa e Charlie Puth
Vindo para um período mais recente, a música de Wiz Khalifa ganhou contornos tanto emotivos, quanto memes. Ela faz parte da trilha sonora do filme Velozes e Furiosos 7, o último com a presença do falecido ator Paul Walker, sendo feita em sua homenagem. Ela encerra a participação de Walker no filme e fala também sobre os momentos compartilhados e a esperança de um reencontro.
Friends Will be Friends, Queen
A canção faz parte do álbum A Kind of Magic e é um dos hits da banda. A composição é de Mercury e do baixista John Deacon, contando ainda com a presença do teclado de Spike Edney. Mercury canta também sobre a amizade nos momentos de adversidade.