O Sesc TV lança nesta quinta-feira (23), às 23h, a série de documentários Cena Inquieta, com curadoria da pesquisadora Silvana Garcia e direção do cineasta Toni Venturi. O projeto propõe traçar uma cartografia da produção contemporânea do teatro de grupo no Brasil. Ao longo de 26 episódios, exibidos sempre às quintas, serão apresentados 48 coletivos e dez artistas cujas pesquisas se desenvolvem a partir das questões de raça, de gênero e comunidade.
Na estreia, a conversa é com o Grupo Clariô de Teatro e com a Capulanas Cia de Arte Negra, ambos de São Paulo. A produção pernambucana também será representada no projeto, em episódio que contou com colaboração de Kleber Lourenço na pesquisa.
Ainda sem data de exibição, o documentário foca nos processos dos grupos Magiluth, Totem, Teatro de Fronteira e Coletivo Angu. A série estará disponível através do portal do Sesc TV.
Teatro grego ao vivo
Pela primeira vez, uma peça será transmitida ao vivo do Teatro de Epidauro, na Grécia, construído no século 4 a.C. Sábado (25), às 15h (horário de Brasília), será apresentada Os Persas, de Ésquilo, no site do Teatro Nacional da Grécia (www.n-t.gr). A produção será encenada seguindo as regras de segurança contra a covid-19.
Edital Funarte
Terminam dia 3 de agosto as inscrições para o Prêmio Funarte RespirArte. Serão aprovadas 1600 produções em vídeo, inéditas, com premiações de R$ 2,5 mil por trabalho nas áreas de circo, dança, teatro, música e artes integradas. Mais informações sobre o edital estão disponívesi no site da Funarte.
Apolo-Hermilo
Na próxima segunda-feira (27), a partir das 20h, o Centro Cultural Apolo-Hermilo promove a segunda edição do Projeto Vicências, que propõe um importante e necessário registro de memórias das artes cênicas em Pernambuco. Na ocasião, estará em destaque João do Carmo Bezerra Cavalcante, conhecido como Joca, que é atualmente diretor de palco e gerente de infraestrutura do Teatro Santa Isabel, para a qual foi levado por Ariano Suassuna, nos anos 1970.
Participam da conversa como provocadores Paulo de Castro, Carlos Carvalho, Eron Vilar, Horácio Falcão e Leda Alves, que já foi gestora do equipamento e é secretária de Cultura do Recife desde 2013. A conversa será na plataforma Zoom, com inscrições gratuitas (mas limitadas) feitas através deste link.