A lâmpada maravilhosa de Aladim apareceu na Índia, e foi comprada por um indiano por um valor, em rúpias, equivalente a 41 mil paus reais. O que seria uma pechincha, se a lâmpada fosse realmente maravilhosa, e o Aladim que o comprador viu, fosse o próprio, e não um vigarista fantasiado.
Particularmente, acho interessante o golpe. Mas, por favor, não tô do lado dos vigaristas, fazendo pouco do comprador. Acho interessante o modus operandis retrô. Há anos que o vigarista clássico sumiu das páginas policiais.
Nunca mais li nada sobre o conto do paco, que é do tempo em que se dizia que marreta era chapéu de otário. No conto do paco, alguém com uma quantia cobiçada de dinheiro vivo era abordada por dois malandros mais vivos ainda, que tinham em seu poder ou um bilhete premiado de loteria, ou um cheque com uma vultosa quantia. Fosse lá o que fosse, eles não tinham era tempo para pegar a grana, porque iam viajar. Aceitavam o que o pato (a vítima), tivesse, em troca do que tinham eles. Caía mais gente no conto do paco do que se pode imaginar.
O conto do paco era a versão romântica do "saidinha" de banco" atual. Com a diferença que o paco era praticado por vigaristas, e o saidinha por facínoras. Ou seja, no primeiro não havia violência, só lábia. No segundo, sai o papo de derrubar avião, e entra o fuzil que também derruba, mas à bala. Independente do método são duas safarnagens. Mudou, e pra muito pior. Porém, como diria o pensador romano Publius Terêncio: "Homo sum: nihil humani a me alienum puto". Grosso modo, "Sou humano: nada humano me é estranho"
Mas, voltando ao conto da lâmpada, diz que o indiano descobriu que a lâmpada não funcionava ao fazer um pedido ao gênio: fazer o seu vira-latas ganhar a corrida de cães mais importante da Índia, pagava uma fortuna ao dono do cachorro vencedor. O Gênio disse que com aquele pet fuleiro não dava. Não foi dotado destes poderes todos. O indiano, que já havia morado no Recife, e torcia pelo Náutico, pediu então ao Gênio para que fizesse o time alvirrubro dos Aflitos subir para a primeira divisão. O Gênio lhe disse: "Bota teu cachorro pra disputar a corrida. É mais fácil".