O grupo Parahyba Rio Mulher, com sede em João Pessoa (PB) comemora seus três anos de atividade com a estreia do experimento cênico EU-CASA, nesta sexta-feira (21), às 20h. O trabalho conduz a plateia por um jogo digital ambientado nas casas do elenco, formado inteiramente por mulheres. A exibição acontece na plataforma Mungunzá Digital.
Com dramaturgia de Débora Gil Pantaleão e encenação do próprio grupo, EU-CASA é o segundo espetáculo do coletivo e traz no elenco as atrizes Cely Farias, Jinarla, Kassandra Brandão e Natália Sá, que ao lado de Gabriela Arruda e da dramaturga foram as criadoras da montagem.
A performance virtual multiplataforma foi criada durante a pandemia e tem caráter interativo. O processo é atravessado por recursos do WhatsApp, Instagram e Zoom e acontece ao vivo. A obra estimula as memórias e a relação entre o corpo e casa, a própria história de cada participante.
Ver essa foto no Instagram
O público, como em um jogo, interfere diretamente nas cenas, através de enquetes. O trabalho possui configurações que variam a cada sessão, possibilitando várias versões do espetáculo. Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla.
Atividades
Além das sessões do espetáculo, durante quatro quintas-feiras, de 20 de maio a 10 de junho, sempre às 20h, acontecem lives com elenco e artistas que participaram do processo de criação, abordando aspectos da montagem, como dramaturgia, produção, trilha sonora e direção de movimento, entre outros.
Já no dia 31 de maio, segunda-feira, das 19h às 22h acontece a oficina #CorpoPeleCasa: territórios do habitar.