Uma parceria firmada entre a Sociedade Teatral de Fazenda Nova, o governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo, e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) tenta viabilizar a realização do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. O evento seria promovido entre os dia 7 e 12 de outubro de 2021.
O interesse em realizar o evento foi publicado no último dia 9 de julho no Diário Oficial do Estado. O espetáculo é realizado em Pernambuco há mais de 50 anos no maior teatro ao ar livre do mundo e que já atraiu mais de 4 milhões de visitantes do Brasil e do mundo. Porém, com a pandemia da covid-19, a peça teatral está enfrentando dificuldades após o cancelamento das temporadas de 2020 e 2021.
O presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robinson Pacheco, divulgou um vídeo em que fala da possibilidade da realização do espetáculo, dos critérios e da expectativa para o retorno do evento. "Surgiu a possibilidade de realizar em outubro, em uma temporada fora de época. Vai depender de um protocolo (sanitário) e da evolução da vacinação para que a gente confirme essa temporada", afirmou.
O evento é considerado um dos mais importante do calendário cultural e turístico do Estado, uma vez que recebe cerca de 70 mil pessoas por ano. "O mais importante é que a gente está entusiasmado com esse ideia A Paixão de Cristo acontecendo, muitos empregos serão gerados, a economia da região será aquecida e o turismo geral do Estado será beneficiado, além da retomada de um evento do porte da Paixão de Cristo, para que em 2022 possa ser realizado na Semana Santa", disse Robinson Pacheco.
Ao todo, 450 atores e figurantes atuam no espetáculo que ainda agrega cerca de 600 profissionais incluindo técnicos, eletricistas, sonoplastas, contra regras, maquiadores, cabeleireiros, e camareiras, entre outros.
Dois anos sem Paixão de Cristo
Em 2019, antes da pandemia, o ator Juliano Cazarré interpretou o papel de Jesus Cristo, a atriz Priscila Fantin viveu Maria, Gabriel Braga Nunes foi Pilatos, Herodes foi interpretado por Ricardo Tozzi, e Bruno Lopes deu vida ao apóstolo João. Além desses, o elenco também foi composto por mais de 50 atores e atrizes pernambucanos, como Ricardo Mourão (Caifás), Júlio Rocha (Pedro) e José Barbosa (Judas).
Em 2020, primeiro ano da pandemia, o evento foi suspenso às vésperas do início das apresentações, uma vez que o primeiro caso de covid-19 em Pernambuco foi oficialmente registrado em 12 de março. No mesmo ano, houve a expectativa da realização do evento em setembro, o que acabou não acontecendo.
- Gilson Machado Neto se compromete a socorrer a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
- Fundaj envia ofício ao Iphan pedindo registro do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém como Patrimônio Imaterial do Brasil
- Paixão de Cristo de Nova Jerusalém ainda aguarda socorro dos poderes públicos
- Felipe Carreras busca linha de crédito com a Caixa para Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
- Governo do Estado vai ajudar a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
- Morre Carlos Reis, diretor artístico da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém