ABL

Jurista José Paulo Cavalcanti Filho será candidato à vaga na ABL

O jurista disputará a vaga deixada pelo ex-vice-presidente da República, Marco Maciel, que faleceu em junho

Cadastrado por

JC

Publicado em 18/08/2021 às 16:25 | Atualizado em 18/08/2021 às 17:39
José Paulo Cavalcanti Filho tem livros publicados em mais de 12 países - JC IMAGEM

O jurista e escritor José Paulo Cavalcanti Filho, irá se inscrever na Academia Brasileira de Letras (ABL), para disputar a vaga do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel, que faleceu em junho. A inscrição será no dia 26 de agosto. Vencedor do Prêmio José Ermírio de Moraes, da ABL, em 2012, pelo livro “Fernando Pessoa - uma quase autobiografia”, que reuniu 10 anos de pesquisa, o advogado de 73 anos possui livros publicados em 12 países.

Não foi somente a sua admiração pelo poeta português que se transformou em livro. As histórias que passaram por sua trajetória na advocacia estão na publicação "Somente a Verdade", sobre os Sanchos e os Quixotes que somos. Em entrevista para o site Observador, José Paulo recordou de uma das memórias que guarda com mais carinho de seu pai, quando ouviu a frase de que o homem " barro trágico rareado por estrelas".  “Queria referir-se ao facto de a maioria dos homens ser barro e a outra estrelas. A maioria é Sancho, a outra é Quixote”, explicou. 

“Depois percebi que essa frase também pode ser lida num outro sentido — no sentido em que cada um de nós é barro quase todo o tempo e tem momentos de estrela pela vida. Não são muitos — somos Sancho quase todo o tempo e Quixote uma vez ou outra. E porquê digo isso? Porque, na minha vida como advogado, sempre me fascinou a natureza humana que explode na frente da gente, com surpresas repetidas. Muito mais do que resolver problemas, muito mais do que ganhar dinheiro", revelou o jurista, durante a entrevista. 

José Paulo Cavalcanti Filho é formado pela Faculdade de Direito do Recife e ao longo de sua trajetória já ocupou o cargo de secretário-geral do Ministério da Justiça e foi ministro da Justiça interino, no governo José Sarney. Em 2011, foi integrante da Comissão da Verdade, que investigou crimes ocorridos no regime da ditadura militar.

>>Mais um 11 de agosto. Por José Paulo Cavalcanti Filho

>>Conversas de ½ minuto (11). Por José Paulo Cavalcanti Filho

>>O povo é quem mais ordena. Por José Paulo Cavalcanti Filho

Ele também foi presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), da EBN (depois EBC) e do Conselho de Comunicação Social (órgão do Congresso Nacional, além de consultor da Unesco e do Banco Mundial. José Paulo é ocupante da cadeira 27 da Academia Pernambucana de Letras, membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Diretor do Escritório de Advocacia José Paulo Cavalcanti. Ele também é consultor da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e do Congresso Nacional.

 

Prêmios

2001

Medalha Pernambucana do Mérito, Governo do Estado de Pernambuco.

1998

Medalha de Mérito Nilo Coelho, Tribunal de Contas do Recife.

1997

Medalha Memória Viva o Recife, Prefeitura da Cidade do Recife.

1996

Medalha de Honra ao Mérito, Tribunal Regional do Trabalho, 6ª. Região.

1986

Cidadão Honorário de São Lourenço da Mata, Prefeitura de São Lourenço da Mata.

Academia

Diante da pandemia da covid-19, a Academia Brasileira de Letras poderá estender o prazo para candidaturas das quatros vagas em aberta. Antes o prazo era de 15 dias, mas é estudado para que seja ampliado em um mês.

Para este ano, a inscrição poderá ser encaminhada por e-mail, com assinatura digital. Esta será a primeira vez que as eleições, que ocorrerão no formato presencial, ocorrerão no plenário do primeiro andar da ABL. 

Duas das vagas do seleto grupo acadêmico têm como favoritos o cantor e compositor Gilberto Gil e a atriz Fernanda Montenegro. Outros nomes também são cotados, como o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Godofredo Oliveira Neto, autor de romances como "Grito". E o doutor em educação pela Universidade de São Paulo e linguística pela Universidade de São Carlos, Daniel Munduruku. Ele tem forte atuação no movimento indígena e possui livros publicados no universo infantojuvenil.

 


 

 


Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS