HERDEIROS

Quem é quem na família de Chico Buarque e Marieta Severo?

Conheça as filhas e os netos mais velhos que estão nos galhos da árvore genealógica dos dois artistas

Imagem do autor
Cadastrado por

Romero Rafael

Publicado em 08/10/2021 às 17:25 | Atualizado em 10/10/2021 às 18:40
Notícia
X

Chico Brown, neto de Chico Buarque e Marieta Severo, viralizou estes dias por causa de uma entrevista em que fala da carreira, de racismo e, sobretudo, das partidas futebol com o avô famoso. Chiquinho, como é conhecido na família, atua como centroavante no Politheama, o time recreativo de Chico Buarque. Mas, de onde vem Chico Brown, ainda mais com esse sobrenome tão peculiar na música brasileira - e que não é o do avô. Conheça a árvore genealógica da família Severo Buarque:

Chico Buarque

Embora dispense apresentação, é um dos maiores cantores, compositores e escritores da história do Brasil. Aos 77 anos, possui uma discografia com cerca de 80 álbuns lançados, solos e em parceria com outros artistas. O primeiro disco, "Chico Buarque de Hollanda", é de 1966, quando se lançou como cantor e venceu o Festival de Música Popular Brasileira com a música "A Banda". Produziu, ainda, uma vasta obra teatral.

Álbum: Veja fotos raras da intimidade da família de Chico Buarque e Marieta Severo que você nunca viu

Em 1969, Chico Buarque se autoexilou na Itália, por causa do endurecimento da repressão da ditadura militar naqueles chamados "anos de chumbo". À época já era casado com a atriz Marieta Severo. Foi em Roma, aliás, onde nasceu a primeira filha do casal, a atriz Silvia Buarque.

Chico, Marieta e Silvia retornaram ao Brasil já em 1970. Os primeiros anos de retorno do cantor e compositor ao País lhe renderam dois de seus álbuns mais icônicos: "Construção" (1971) e "Meu Caro Amigo" (1976).

O último disco lançado por Chico Buarque foi "Caravanas" (2017), em que gravou uma música composta por ele em parceria com o neto Chico Brown e regravou a canção "Dueto" com a neta Clara Buarque.

Na literatura, o escritor Chico Buarque é tão reconhecido quanto o cantor e compositor. Venceu três Prêmios Jabuti, o mais importante do Brasil: com "Estorvo", melhor romance em 1992; "Budapeste" e Leite Derramado", ambos eleitos melhor livro, respectivamente, em 2004 e 2010. Já em 2019, foi aclamado pelo Prémio Camões, o principal troféu literário da língua portuguesa, pelo conjunto da obra.

Nos últimos anos, sofreu perseguição por causa de seu apoio público ao ex-presidente Lula e ao Partido dos Trabalhadores (PT). Sua imagem tornou-se pop ao ter a capa e a contracapa de seu primeiro disco viralizadas num meme - o artista, a propósito, ganhou neste mês uma ação referente a um mau uso de sua imagem.

A vida amorosa de Chico Buarque também é comumente explorada, embora seja discreto quanto à vida pessoal. Recentemente, se casou com a advogada Carol Proner.

Marieta Severo

Eternizada pela televisão brasileira como a Dona Nenê, personagem vivida por ela de 2001 a 2014 na série da Globo "A Grande Família", Marieta Severo é uma das maiores atrizes do País. Esteve casada com Chico Buarque de 1966 a 1999, quando se separaram. Na relação geraram três filhas: Silvia Buarque, Luisa Buarque e Helena Buarque.

Há atuações memoráveis de Marieta Severo na televisão, inclusive, nas últimas décadas, quando a atriz recebeu personagens à sua altura: a vilanesca Alma, da novela "Laços de Família" (2000); a Fanny, de "Verdades Secretas" (2015), e a perigosa Sophia Montserrat, de "O Outro Lado do Paraíso" (2017). Marieta estará de volta às novelas na próxima novela das nove da TV Globo, "Um Lugar ao Sol".

No cinema, também foram muitos os trabalhos. Destaque para "Carlota Joaquina Princeza do Brasil" (1995), de Carla Camuratti. O filme, do qual foi protagonista, marca a retomada do cinema no Brasil.

Desde 2005, Marieta Severo mantém o Teatro Poeira, no Rio de Janeiro, junto com a amiga e também atriz Andréa Beltrão.

Está casada com o ator e diretor de teatro Aderbal Freire-Filho, desde 2014. Relatou, recentemente, sua luta contra a covid-19 e a de Aderbal na recuperação de um AVC sofrido no ano passado em meio à pandemia.

Silvia Buarque

Reprodução
Chico Diaz e Silvia Buarque foram casados e têm uma filha, Irene - Reprodução

A filha mais velha de Chico Buarque e Marieta Severo nasceu em Roma, Itália, quando os pais estavam no autoexílio. Conhecida por trabalhos na TV, mas sobretudo nos anos 1990 e 2000, ela voltou ao noticiário no final de setembro, por causa de uma entrevista ao portal O Globo em que relata as batalhas pessoais que enfrentou de 2014 para cá, quando teve de lutar contra um câncer de mama e um quadro duradouro de depressão, além da separação do marido, o ator Chico Diaz, e a insegurança da profissão - inclusive, financeira. Silvia Buarque, que tem 52 anos, e Chico Diaz tiveram uma filha: Irene, nascida em outubro de 2015.

Helena Buarque

Reproduçao
Helena Buarque foi casada com Carlinhos Brown; casal teve quatro filhos - Reproduçao

A filha do meio de Chico Buarque e Marieta Severo, Helena Buarque, de 50 anos, é uma das mais discretas da família. É para ela que Chico compôs a música "Acalanto". Foi casada até 2011 com o cantor, compositor e instrumentista Carlinhos Brown, com quem teve quatro filhos: Francisco Brown, Clara Buarque, Cecília e Leila.

Chico Brown

O cantor e compositor tem 23 anos e é o neto mais velho de Chico Buarque e Marieta Severo. Filho primogênito dos quatros que geraram Helena Buarque e Carlinhos Brown. "Massarandupió", música dele em parceria com o avô, foi lançada em 2017 no álbum "Caravanas", de Chico Buarque. Agora, ele se prepara para lançar um disco solo, o primeiro da carreira, previsto para 2022.

Clara Buarque

Segunda filha do ex-casal Helena Buarque e Carlinhos Brown, Clara Buarque tem 22 anos e recentemente falou sobre a família aos seus seguidores no Instagram: "Claro que existe uma parte ruim. Existe em toda família. A vida não é um conto de fadas". Foi para Clara que Brown escreveu a música "Amor, I Love You", sucesso de Marisa Monte. À época, Helena estava grávida da filha. A jovem já gravou com o avo uma música, "Dueto", lançada no disco "Caravanas", e tem se lançado, aos poucos, na carreira artística, inclusive na música.

Luisa Buarque

A filha caçula de Chico Buarque e Marieta Severo, Luisa Buarque, de 46 anos, é doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua no ambiente da academia. É atualmente professora adjunta do Departamento de Filosofia da PUC-Rio.

Tags

Autor