MÚSICA

Morre Lizzie Bravo, única brasileira a gravar com os Beatles

Ela tinha 17 anos quando entrou no estúdio da Abbey Road para gravar vocal em "Across the Universe"

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 05/10/2021 às 20:31 | Atualizado em 05/10/2021 às 20:34
Lizzie Bravo e Paul McCartney, em 1968 - Foto: Acervo Pessoal

Única brasileira a gravar com os Beatles, a cantora e fotógrafa carioca Elizabeth Villas Boas Bravo, conhecida como Lizzie Bravo, morreu aos 75 anos, nesta terça-feira (5), após complicações causadas por um problema cardíaco congênito. Ela tinha apenas 17 anos quando entrou no mítico estúdio na Abbey Road, em 1968, para gravar vocais em "Across the Universe", faixa que foi adicionada no derradeiro álbum "Let It Be", de 1970.

Aos 14, Elizabeth adotou o apelido Lizzie após ouvir a faixa "Dizzy Miss Lizzy", do álbum "Help" (1965). No ano seguinte, ganhou dos pais uma viagem para Londres, cidade da moda entre os jovens da época. Ela passou a integrar o vasto time de "gruppies" que faziam plantão no lado de fora dos estúdios da EMI, na Abbey Road, na esperança de ter contato com algum membro do quarteto britânico.

Em um determinado dia, em 1968, Paul McCartney saiu do estúdio e perguntou se alguma daquelas meninas que lá estavam conseguia sustentar uma nota aguda. Lizzie disse que conseguia e ainda levou uma amiga inglesa junto. Elas passaram duas horas no estúdio com os Beatles e produtor George Martin, "o quinto beatle", e cantaram dividindo o microfone com John e Paul, alternadamente.

A faixa foi lançada em 1969 como single e entrou no álbum "Let It Be", em 1970, mas sem o vocal da brasileira. Como ocorreu nas demais canções do disco, o produtor Phil Spector adicionou orquestras e vocalização. Uma versão sem a produção pesada foi lançada no álbum Anthology 2, em 1996. O master de fevereiro de 1968 está disponível no Let it Be... Naked (2003). "Across the Universe" também deu nome ao filme musical de Julie Taymor, lançado em 2007.

Ouça Across the Universe:

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS