Recifense George Barbosa realiza exposição na Christal Galeria, no Recife
Em "Libertar do Gesto", o artista apresenta um conjunto de pinturas, fotografias e cerâmicas
Com quatro décadas de trabalho, o pintor recifense George Barbosa encerra o calendário de 2021 da Christal Galeria, na Zona Sul do Recife, com a mostra "Libertar do Gesto". A exposição entrou em cartaz na última quinta-feira (2), ocupando todos os espaços da galeria com obras de tons pastéis e traços fortes. As telas retratam paisagens diversas: campina, praia, vila, cidade de Paris, indo da área suburbana dos Estados Unidos às ladeiras de Olinda. A curadoria é de Laurindo Pontes.
- Oficina Brennand celebra 50 anos com exposição imersiva no legado de Francisco; confira imagens
- Conheça a Marco Zero, nova galeria de artes do Recife que inaugura com exposição de Gilvan Samico
- Paço do Frevo recebe exposição pensada por jovens das periferias no Grande Recife
- Mestres e artesãos de Alagoas apresentam exposição em Miami. Confira obras
- Brincadeiras tradicionais periféricas são tema de exposição no Museu do Homem do Nordeste
- Morro da Conceição é tema de exposição do artista plástico Arnóbio Escorel
George Barbosa nasceu no Recife em 1956 e iniciou sua vida na pintura em 1979 com o professor Fernando Lúcio. Na década de 1980, em São Paulo, também estudou com Ionaldo Cavalcanti. No Recife, obteve prêmios em salões e participou de inúmeras exposições coletivas. A primeira individual foi na Galeria Officina, tendo a apresentação de Francisco Brennand.
Em "Libertar do Gesto", o artista apresenta um conjunto de pinturas, fotografias e cerâmicas. Ele exterioriza os movimentos do corpo, alternando dos traços largos aos delicados, passando do pontilhismo, ao fauvismo, ao impressionismo e tantos outras escolas que atravessam sua obra.
"Os caminhos trilhados por George Barbosa para compor a exposição Libertar do Gesto nascem da sua pintura espontaneamente gestual, executada como uma dança onde a parceria entre a mão e o pincel se expressam em um ritmo frenético e apaixonado", resume Laurindo Pontes.
"O início deste encontro é com as pinturas dos painéis Atlântico I e II que remetem ao deslumbramento da infância quando o indivíduo se depara frente a imensidão do oceano, num misto constante de temor e encanto, entrega e apreensão, brincadeira e medo", explica o curador.
Entre os destaques, um painel do artista agrupa pratos de barro desenhados em homenagem à natureza onde habitam capivaras, tatus, caranguejos, cabras, peixes, todos numa mesma arca e sobrevivendo sob o canto dos pássaros. Outro ponto alto da exposição é a tela que traz uma homenagem a Van Gogh, com pintura forte, perturbadora e de um impulso impetuoso como uma azulada noite estrelada.
SERVIÇO
Exposição Libertar do Gesto, de George Barbosa
Onde: Christal Galeria (Rua Estudante Jeremias Bastos, 266, Pina)
Quando: De 2 de dezembro de 2021 a 28 de janeiro de 2022
Quanto: Gratuito