O Spotify liberou nesta quarta-feira (1º) a retrospectiva de 2021. A ação, chamada "Spotify Wrapped", ocorre todos os anos e já é esperada pelos usuários da plataforma por revelar dados sobre o uso do aplicativo de música, como os artistas mais ouvidos e a quantidade de minutos de músicas executadas.
Para ver o Spotify Wrapped, o usuário pode encontrar um acesso pela tela inicial do aplicativo por celular ou acessar o link "spotify.com/br/wrapped" (sem aspas). O site deve ser obrigatoriamente acessado pelo celular para conferir a retrospectiva no aplicativo de streaming para Android e iPhone (iOS). Para postar a retrospectiva, basta acessar o último stories e pressionar a opção "compartilhar".
Entre as novidades da retrospectiva do Spotify deste ano está a opção de compartilhar suas estatísticas do TikTok, Stories do Instagram e Facebook, além da adição de vídeos exclusivos de artistas na playlist de músicas mais tocadas.
Ranking geral
O Spotify também divulgou uma retrospectiva de músicas, artistas, álbuns, playlists e podcasts mais ouvidos do Brasil e do mundo nesta quarta-feira (1º). No Brasil, o destaque dentre as playlists foi a Top Brasil, que alcançou 6 milhões de seguidores.
O artista mais ouvido do país foi a dupla Os Barões da Pisadinha, que estouraram no ano passado juntamente com a tendência do piseiro, ritmo que também catapultou vários nordestinos no cenário nacional. O segundo nome mais ouvido foi Gusttavo Lima, seguido por Marília Mendonça, que morreu num trágico acidente de avião em novembro.
A Rainha da Sofrência também foi a mulher mais ouvida. Ela vem seguida por Maiara & Maraísa e Luísa Sonza nas segunda e terceira posições, respectivamente. Neste ano, quem marcou presença em primeiro lugar entre os gêneros mais ouvidos foi o sertanejo pop. Não por acaso a música mais ouvida foi Batom de Cereja, da dupla Israel & Rodolffo.
O álbum mais ouvido foi do jovem fenômeno pernambucano João Gomes, que conquistou o Brasil com o álbum "Eu Tenho a Senha".