SÃO JOÃO

São João de Limoeiro é cancelado; Gusttavo Lima e João Gomes eram atrações

Prefeitura de Limoeiro afirma que irá concentrar recursos na recuperação do município após chuvas; programação ainda teria Xand Avião, Wesley Safadão, Mari Fernandes e Arthur Aguiar

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 03/06/2022 às 9:32 | Atualizado em 03/06/2022 às 14:46
Notícia
X

O município de Limoeiro, em Pernambuco, decidiu cancelar a sua festa de São João, programada para ocorrer de 22 a 26 de junho no Parque de Exposição Dr. Emídio Cavalcante. O motivo seria o impacto das recentes chuvas na região. A Defesa Civil da cidade registrou 149 desalojados e uma morte.

Estavam confirmados nomes como Xand Avião, João Gomes, Wesley Safadão, Mari Fernandes e Gusttavo Lima. O ator Arthur Aguiar, vencedor do Big Brother Brasil 22, também está na programação.

A Prefeitura de Limoeiro divulgou uma nota na manhã desta sexta, informando que "centenas de famílias tiveram suas casas atingidas, e houve prejuízos materiais em toda a cidade". Por isso, irá "concentrar nossos investimentos nas assistências às famílias atingidas pelas chuvas e na recuperação do Município".

Na nota, a gestão municipal afirma que "os acessos à Zona Rural e vários bairros estão comprometidos. A ponte de Vila Urucuba, estradas e passagens molhadas foram parcialmente danificadas. Diversas escolas estão inacessíveis, prejudicando nossas crianças. A Zona Urbana sofreu com vários pontos de alagamentos, e as áreas de riscos precisam de atenção redobrada".

A nota ainda fala de uma "expectativa da juventude, do comércio e da população em torno dos festejos juninos". "Porém, neste momento delicado, a prioridade é resguardar a segurança dos limoeirenses".

 

Na noite da quinta-feira (2), foi realizada uma coletiva de imprensa com o prefeito Orlando Jorge (PODE), que estava ao lado do deputado Ricardo Teobaldo (PODE-PE).

O parlamentar afirmou que a festa teria investimento de R$ 2 milhões, verba que seria de emendas parlamentares. Agora, os recursos para a Infraestrutura estão sendo buscados em articulação com os Governos Federal e Estadual, em decorrência da situação de emergência decretada pelo município desde o domingo passado (29/05).

São João reduzido deve ocorrer

Apesar do cancelamento da programação principal, o tradicional São João da Rua da Alegria deve ocorre com artistas da terra e atrações de renome local e regional. A programação e o formato estão sendo alinhados. Também haverá homenagem a um morador ilustre da rua.

Cancelamento divide opinião na cidade

Nas redes sociais, habitantes de Limoeiro se mostram divididos sobre o cancelamento. Há quem apoie a decisão para que as famílias atingidas tenham maior apoio.

Por outro lado, também existe quem afirma que a cidade não foi tão prejudicada assim (comparado a outros municípios, sobretudo do Grande Recife) e que o cancelamento prejudicará bastante quem depende da festa - ambulantes, comerciantes, artistas locais, montadores de palco e som, barraqueiros e mais.

Mais cidades cancelaram o São João

Outras quatro cidades de Pernambuco já cancelaram os festejos juninos com o intuito de direcionar os recursos que seriam utilizados no São João para as vítimas das chuvas no Estado. São elas: Paulista (festa 'Vamos Paulistar'), Araçoiaba, Vicência e Paudalho. O Recife suspendeu a festa, que deve ocorrer ainda no primeiro semestre.

Gestão de Limoeiro foi até o Palácio das Princesas

Ainda na quinta-feira (2), o prefeito, o vice-prefeito e o secretário municipal de Planejamento, Governo e Gestão de Limoeiro entregaram ao governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas, o relatório do Comitê de Emergência, que detalhou os prejuízos provocados pelas fortes chuvas em Limoeiro e solicita investimentos para recuperação no município.

O articulador direto entre o governador e a gestão municipal é o secretário estadual de Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Alberes Lopes.

Tags

Autor