Ciranda no Pátio de São Pedro começa nesta sexta. Veja horário e atrações

Projeto Ciranda no Pátio, que voltará a realizar encontros gratuitos da manifestação cultural no Pátio de São Pedro, Centro do Recife
Emannuel Bento
Publicado em 31/08/2022 às 16:15
PROGRAMAÇÃO Ciranda ocupará Pátio de São Pedro, no Centro, em todas as primeiras sextas-feiras do mês Foto: DIVULGAÇÃ


O projeto Ciranda no Pátio, que voltará a realizar encontros gratuitos da manifestação cultural no Pátio de São Pedro, Centro do Recife, começa nesta sexta-feira (2), a partir das 17h30.

A iniciativa da por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife promoverá encontros mensais, sempre na primeira sexta-feira do mês, reunindo grupos de ciranda da Região Metropolitana.

Atrações da Ciranda no Pátio de São Pedro

Nesta estreia, o palco montado no centro do Pátio receberá a Mestra Elisete, Rosa Vermelha do Recife, Mestre Bi a Ciranda Bela Rosa.

Foto: Filipe Jordão/JC Imagem -

A cantora Isadora Melo também vai se apresentar, promovendo o encontro entre gerações, estéticas e referências culturais diferentes, que convergem na força plural e ancestral da música que emana do Recife.

A Ciranda no Pátio resgata uma programação tradicional que era oferecida no 1970. Há 50 anos, a ciranda era a "dança da moda pernambucana", como se refere o pesquisador e folclorista Evandro Rabello, no livro "Ciranda: dança de roda, dança da moda" (1979).

Um dos poucos registros em áudio do Mestre Baracho, lenda da ciranda em Pernambuco, é justamente disco "Ciranda no Pátio de São Pedro – Baracho e seus Cirandeiros" (1976), álbum gravado ao vivo e lançado pelo selo Cactus.

A iniciativa faz parte de uma série de ações e programações, previstas para os próximos meses, que integrarão o projeto Cultura que Toca no Pátio, convidando recifenses e visitantes de volta ao local.

"A retomada das atividades culturais como calendário no Pátio de São Pedro é mais um símbolo do retorno da Cultura às ruas após tantas restrições. E nada como voltar ao Pátio numa legítima ação de salvaguarda da brincadeira popular, que foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil no ano passado", celebra a secretária de Cultura do Recife, Tayza Contagem.

Domingo

Neste domingo (4), a cultura popular volta a desfilar suas tradições no Pátio de São Pedro, com a apresentação de três agremiações, a partir das 14h, para embalar os frequentadores dos restaurantes e dos espaços culturais.

Os domingos culturais no Pátio serão agenda fixa nos próximos meses, abrindo alas para atrações contempladas no Plano Recife AMA Carnaval.

TAGS
cultura ciranda Pátio de São Pedro
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory