A época de Halloween é conhecida pelas inúmeras maratonas de filmes de suspense e terror. Um dos mais famosos deles é "O Estranho Mundo de Jack", que conquista tanto o público infantil com o adulto.
A trama conta a história de Jack Skellington, o Rei das Abóboras, que vive na Cidade do Halloween, mas está cansado de organizar o festa. Ele, então, decide vagar pela floresta e atravessa um portal, onde conhece o Natal. Jack fica fascinado pela atmosfera natalina e convence os habitantes de sua cidade a sequestrar o Papai Noel.
O filme se tornou um grande símbolo da indústria cinematográfica não só pela sua trama, mas por ser uma produção em stop-motion. Confira quatro curiosidades sobre como foi feito "O Estranho Mundo de Jack" e entenda como ele chegou em um resultado final tão admirado.
Assista ao trailer:
COMO SURGIU O ROTEIRO?
Tim Burton afirmou que foi inspirado por uma situação em que viu mercadorias de Halloween em uma loja sendo guardadas e substituídas pelos itens de Natal.
Ele, então, fez um poema de três páginas que ganhou vida posteriormente com a animação.
COMO FORAM FEITAS AS CENAS DE STOP-MOTION?
Toda a produção foi gravada em uma maquete e um grupo de cerca de 100 pessoas trabalhou por três anos para concluir o filme.
Por usar bonecos em miniatura, as cenas eram filmadas por frame. Por um segundo de filme, até 12 movimentos de stop-motion tinham que ser feitos.
COMO ERA O TRABALHO DE PRODUÇÃO?
Como a produção de stop-motion era bem complexa, a equipe contava com dois itens especiais para facilitar a filmagem. O primeiro era um "alarme de luz" que avisava os animadores se alguma das luzes do palco da maquete não acendesse.
O segundo item era uma espécie de "sistema" que permitia o produtor mudar para o controle de uma marionete de substituição se o boneco quebrasse durante uma cena. O reserva ficava a postos, escondido.
COMO ERAM FEITAS AS EXPRESSÕES DE ROSTO?
Os movimentos da boca de Sally foram animados através do método de substituição.
Cada personagem tinha 10 tipos de rostos, cada um com uma expressão específica como, por exemplo, uma face só de olhos fechados e com uma posição da boca sorridente.
Para criar movimento, a filmagem era feita com sobreposição das imagens dos diferentes rostos.