A exibição do filme "Snowden - Herói ou Traidor" (2016) na Sessão da Tarde da TV Globo desta quinta-feira (3) reascendeu a curiosidade de muitos em torno da história do ex-administrador da CIA que revelou planos de espionagem global dos EUA.
Após fazer revelações nos jornais The Guardian e The Washigton Post, Snowden foi acusado de roubo de propriedade do governo, comunicação não autorizada de informações de defesa nacional e comunicação intencional de informações.
No filme, Snowden é vivido por Joseph Gordon-Levit
Como está Edward Snowden hoje? O que aconteceu com Snowden? Saiba história real
Após ser acusado de tradição nos EUA, Edward Snowden conseguiu asilo político na Rússia em julho de 2013, mas o país pediu que ele parasse de divulgar informações.
No dia 18 de janeiro de 2017, a Rússia estendeu o asilo político à Snowden por mais dois anos, abrindo caminho para que ele obtivesse a cidadania russa.
Em setembro de 2022, Vladimir Putin assinou um decreto concedendo cidadania russa a Edward Snowden.
Putin, um ex-chefe de espionagem russo, disse em 2017 que Snowden, que mantém um perfil discreto enquanto mora na Rússia, estava errado ao vazar segredos dos EUA, mas não era um traidor.
As autoridades dos EUA ainda querem que Snowden retorne aos Estados Unidos para enfrentar um julgamento criminal por acusações de espionagem.