Com informações do G1
O resultado das eleições de 2022 não só favoreceu o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, mas todos os seus apoiadores. Entre eles, está a banda Maderada, responsável por uma das músicas mais famosas da campanha pró-Lula.
Com 'Tá na hora do Jair já ir embora', os artistas chegaram ao primeiro lugar da lista de músicas mais viralizadas do Spotify Brasil, cantaram na festa de vitória do petista na Avenida Paulista e ainda receberam ligação de Lula, que os agradeceu por todo o apoio.
Veja abaixo como a banda Maderada chegou ao topo e sua trajetória da fama depois do reconhecimento nacional.
Origem do sucesso
Juliano Maderada, produtor da banda, começou a postar músicas a favor de Lula desde 2021 e chamou o vocalista Thiago Doidão para fazer parte disso.
"No começo eu não quis. Não queria me envolver com política, tinha medo de colocar a cara, ainda mais esse ano, em que a coisa foi perigosa", disse Tiago. Apesar do medo, o cantor aceitou a proposta e lançou 'Tá na hora do Jair já ir embora' com o colega.
A música não fazia parte dos jingles oficiais da campanha de Lula, mas começou a chamar atenção dos seus apoiadores. A banda viu o seu sucesso quando a candidata Simone Tebet cantou trecho durante passeata. A partir disso, 'Tá na hora do Jair já ir embora' invadiu as redes sociais e viralizou entre os apoiadores de Lula.
Convite de Lula
No domingo do segundo turno (30), Juliano estava na Bahia acompanhando a apuração quando recebeu ligação de Lula. O candidato agradeceu o apoio, dizendo que a música tinha levado alegria para a campanha. Em conversa, o próprio petista ainda chegou a acalmar o músico, que estava nervoso com a votação.
Lula, por sua vez, disse estar otimista e fez convite especial para a banda: cantar na festa de comemoração na Avenida Paulista.
Juliano comunicou Tiago sobre a novidade e os dois embarcaram para São Paulo, rumo à comemoração. O acontecimento teve ainda foi mais emocionante pois foi a primeira vez de Doidão andando de avião. Ele estava com medo, mas sabia que vivia um momento histórico.
"Quando a gente já estava a caminho da Paulista, eu vi o tamanho do sucesso", disse Tiago Doidão. "Eu ouvia tocando em todos os carros. Passou um m cara do nosso lado gritando. Eu falei 'Essa música é minha!'. Ele olhou no celular e falou: 'É ele mesmo!', e a gente foi comemorando", contou.
Ele ainda elogiou a equipe de Lula e contou a emoção de estar cantando para tanta gente."Era aquele mar vermelho, o povo em cima do poste, em cima de árvore. Tinha gente chorando. Era bonito demais. Tinha uma bandeira do Brasil muito grande balançando. Foi uma coisa que me deixou encantado", expressou Tiago.
Carreira após eleições
Depois da vitória de Lula, a banda Maderada acabou recebendo vários pedidos para shows de comemoração.
Atualmente, eles estão em turnê por Minas Gerais e no Nordeste, em que eles tocam as músicas políticas misturadas com o repertório de arrochadeira.
Ver essa foto no Instagram