Com informações do UOL
Na Copa do Mundo de 2022, há duas seleções que fazem parte do Reino Unido: Inglaterra e País de Gales. Curiosamente, as duas equipes fazem parte do Grupo B, ao lado de Estados Unidos e Irã.
O Reino Unido é um país composto por algumas nações: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. A Grã-Bretanha, por sua vez, é a ilha onde estão Inglaterra, Escócia e Gales.
Trazendo uma definição mais simples, Reino unido é o país composto pelas quatro nações e Grã-Bretanha é o território onde três delas estão localizadas.
- CULTURA DO CATAR: o que não pode fazer no Catar? Confira coisas que são proibidas no país da Copa do Mundo 2022
- POR QUE O CANARINHO PISTOLA FOI BARRADO DOS JOGOS DO BRASIL NA COPA DO MUNDO? Confira os motivos
- Neymar é criticado por post nas redes sociais antes da estreia da Seleção na Copa
- Messi fora da Copa do Mundo? Com o tornozelo inchado, Messi revela se estará presente no duelo entre Argentina x Arábia Saudita
POR QUE INGLATERRA E PAÍS DE GALES NÃO JOGAM COMO REINO UNIDO NA COPA?
Com a presença desses países na Copa do Mundo, surge o questionamento: por que a Inglaterra e o País de Gales não jogam como Reino Unido na Copa do Mundo?
A unificação das nações do Reino Unido sob um só país acontece nas Olimpíadas, onde os atletas de países que são associados à Coroa britânica deveriam competir como Grã-Bretanha (GBR).
Já no futebol a questão é diferente, pois desde o século 19, nos primórdios do futebol e antes da Fifa existir, Escócia e Inglaterra eram duas potências do esporte e também grandes rivais.
Tanto estes dois, quanto os outros países da Grã-Bretanha, já possuíam seleção própria, então a rainha Elizabeth II decidiu manter a tradição das equipes, permitindo que competissem de maneira separada na Copa do Mundo.