A segunda partida do 4º dia da Copa do Mundo de 2022 é o confronto entre Alemanha e Japão, válido pelo Grupo E da competição. Antes da bola rolar, os jogadores alemães posaram para a foto tapando a boca, em protesto.
O motivo do protesto é a polêmica envolvendo a Fifa e algumas seleções europeias sobre a utilização da braçadeira da One Love pelos respectivos capitães.
No pré-jogo de Alemanha x Japão, os jogadores alemães posaram para foto com as mãos na boca e o goleiro Manuel Neuer, capitão alemão, estava com a faixa de capitão escondida por dentro da camisa.
O protesto foi por conta do veto da Fifa em relação à utilização da faixa da One Love e da ameaça de punição esportiva - cartão amarelo já antes do jogo - para o jogador que a usasse. Por outro lado, Nancy Faeser, Ministra do Interior da Alemanha estava nas tribunas usando a faixa que Neuer usaria no campo.
A Seleção Alemã se pronunciou no Twitter logo após o protesto no campo:
"Com a nossa braçadeira de capitão quisemos dar o exemplo pelos valores que vivemos na seleção: a diversidade e o respeito mútuo. Seja alto junto com outras nações. Não se trata de uma mensagem política: os direitos humanos não são negociáveis.
Isso deve ser feito sem dizer. Mas infelizmente ainda não é. É por isso que esta mensagem é tão importante para nós.
Banir-nos do curativo é como banir nossas bocas. Nossa postura permanece."
Antes da bola rolar, um dos bandeirinhas interrompeu o aquecimento de Manuel Neuer para checar a braçadeira do capitão alemão, que não estava à mostra inicialmente por estar escondida dentro da camisa.
Ao conferir que não se tratava da braçadeira da One Love, o auxiliar foi para sua posição e o jogo iniciou normalmente.
O QUE É ONE LOVE?
A One Love é uma campanha que começou na Holanda, em 2020, em representação à diversidade racial, de origens, às várias identidades de gênero e orientações sexuais.
O símbolo do One Love é um coração com o número 1 no centro e pintado em seis cores diferentes, se tratando do espectro de cores visíveis ao olho humano, não sendo exatamente as cores da bandeira LGBTQIA+.