O podcast infantojuvenil "Lá na Frente", do diretor e roteirista recifense Márcio Andrade, foi vencedor na categoria melhor podcast do Rio Webfest 2022, maior festival de conteúdo para internet do Brasil. A premiação foi realizada no último domingo (27) na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
A minissérie radiofônica pernambucana traz reflexões e diálogos sobre luto, fé e identidade de gênero no universo infantil. Lançada em março de 2021, está disponível gratuitamente nas principais plataformas de streaming e no site e nas redes sociais da Combo Multimídia.
Única representante do Nordeste na categoria podcast, Lá na Frente concorreu com outras cinco produções brasileiras e estrangeiras: Outgrowth (EUA), Histórias para ouvir lavando louça (SP), Kidcast Brasil (SP), Gesto Comum (MG) e Pod Isso?, Produção (SP).
Em cinco episódios com duração de 15 minutos, o podcast narra a tentativa de Pedro de encontrar a irmã - a quem chama de Raula - após a mãe contar que perdeu o bebê ainda na barriga. O garoto não entende como alguém “perde” outra pessoa e então começa uma busca que traz grandes revelações.
Lá na Frente também foi premiado como Segundo Melhor Pitching no Laboratório de Séries da VI edição do ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual, realizado em junho de 2022. Além disso, o projeto de desenvolvimento de um curta-metragem e de uma série de animação baseada nesse universo também foi selecionado pelo Funcultura para desenvolver sua versão em livro e também para participar de grupos de desenvolvimento do Centro Cultural Marieta, centro cultural colaborativo em São Paulo que funciona como espaço de pesquisa, difusão e produção de arte e cultura.
"Para mim, tem sido motivo de muita alegria e orgulho perceber o alcance desse projeto, não somente as conquistas que vem me trazendo como profissional do cinema e audiovisual, mas também pelo modo como as pessoas se sensibilizam com a história", comenta Andrade.
"Que outros projetos de podcasts vindos de Pernambuco e do Nordeste consigam ampliar seu alcance também a partir dos financiamentos públicos e, principalmente, da garra em realizar".
O podcast tem incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos editais emergenciais da Lei Aldir Blanc, e é uma produção da Combo Multimídia, idealizadora de projetos de formação, pesquisa e produção de conteúdo como revistas digitais, curtas-metragens e podcasts storytelling.