Um torcedor invadiu o jogo entre Portugal x Uruguai nessa segunda-feira (28) com uma bandeira LGBTQIA+. A partida foi interrompida logo no início do segundo tempo para retirar o homem do gramado.
Com uma blusa azul que dizia atrás "Pelo direito das mulheres", o homem de identidade desconhecida entrou no gramado com a bandeira LGBTQIA+. Em poucos segundos de corrida, foi detido pelos seguranças do estádio.
Veja vídeo:
É CRIME SER GAY NO CATAR?
Até o momento, não se sabe o destino do torcedor detido. A ação preocupa, já que o Catar tem leis que condenam a manifestação de afeto entre homens e apoio a comunidades homossexuais.
Segundo o UOL, o Código Penal do país trata a homossexualidade como uma prática criminosa, com pena de oito anos de prisão ou até mesmo de morte sob a "sharia", que funciona junto com a legislação.
A legislação ainda prevê penalidades para qualquer homem que "instigue" ou "induza" outro a cometer "imoralidades", segundo a homossexualidade considerada uma imoralidade sexual.
Ainda de acordo com as leis do país, a pena para o crime de imoralidade crime é de até 10 anos de prisão.
ÁRABES CONFUNDEM BANDEIRA DE PERNAMBUCO COM SÍMBOLO LGBTQIA+ NO CATAR
A bandeira de Pernambuco foi confundida com o símbolo LGBTQIAP+ no Catar na última terça-feira (22). A má interpretação causou uma confusão nas mediações do Estádio Nacional de Lusail, após policiais catares abordarem um grupo de Pernambucanos que estavam com o item.
- Pernambucana repreendida no Catar fala sobre o momento da confusão: "situação absurda"