O Dia Nacional do Samba ou Dia do Samba é comemorado anualmente em 2 de dezembro para homenagear o ritmo reconhecido internacionalmente por representar o Brasil na música e na dança.
Embora o Dia Nacional do Samba não seja oficial, a sua comemoração é conhecida nacionalmente. O ritmo é apreciado em todo território nacional.
DIA DO SAMBA: Entenda a origem do Dia do Samba
Essa data não é oficial no país, mas foi aprovada uma lei estadual no Estado da Guanabara (atual cidade do Rio de Janeiro), em 1964.
Em 2005, o samba de roda se tornou obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco. Esta manifestação brasileira foi o primeiro gênero musical do país a receber este título.
DIA DO SAMBA: Conheça a história do ritmo
O samba enquanto gênero musical surgiu no Brasil, no começo do século 20, sendo fruto da influência da cultura africana em nosso país.
Tem uma ligação com as rodas de dança que os negros escravizados realizavam nos seus poucos momentos livres. Essas rodas de dança, geralmente, eram puxadas por um ritmo musical obtido por meio dos batuques.
Uma das variantes dessas rodas de dança era o samba de roda, um estilo musical que reunia africanos escravizados para praticar danças e capoeira. Esse estilo musical surgiu na Bahia, em meados do século XIX, e foi um dos precursores do samba tradicional (conhecido como samba urbano carioca).