Com Agência Estado
A cantora Anitta revelou, neste sábado (3), que foi diagnosticada com o vírus Epstein-Barr, que aumento o risco de esclerose múltipla. A revelação foi feita durante o lançamento do documentário "Eu", de Ludmila Dayer.
Anitta disse que foi diagnosticada há dois meses e como a relação com a cineasta foi importante para ela se recuperar.
"Quando a gente começou todo esse contato, e saíram os resultados, eu estava com o mesmo vírus da Ludmila em fase inicial. Hoje em dia não existe coincidência. Por sorte, por destino, por tudo isso eu consegui nem chegar no estágio que a Ludmila chegou. Ela foi uma bênção na minha vida e só alegria", disse Anitta.
"Uma coisa que ela falou é que a gente fica muito mais sensível em perceber pessoas que estão no mesmo caminho. As pessoas só vão no momento delas, no tempo delas".
ANITTA VÍRUS: Qual a doença que Anitta tem?
O Epstein-Barr (EBV, na sigla em inglês) também é relacionado ao aumento no risco de outras sete doenças, incluindo lúpus eritematoso sistêmico (LES), esclerose múltipla (EM) e diabete do tipo 1.
A doença acomete principalmente indivíduos entre 15 e 25 anos e pode ser transmitido pelo contato direto com a saliva, daí o nome febre do beijo, com objetos contaminados e por transfusão de sangue.
Já a esclerose múltipla é uma doença neurológica crônica caracterizada pela inflamação da mielina, membrana que envolve os neurônios. A inflamação ocorre devido ao sistema imunológico que não reconhece a membrana como parte do organismo, destruindo-a.
ANITTA ESCLEROSE: Qual doença Anitta descobriu?
Em outro momento, Anitta falou sobre as dificuldades que estava sentindo e o medo de não conseguir dar sequência nas suas apresentações.
"Eu não estava tendo condição de cantar, de respirar. Pra mim, ontem, foi uma celebração, estávamos comemorando porque eu não sabia se eu ia conseguir cantar e dançar o show inteiro, era um grande mistério, mas eu fui, conseguir cantar e dançar. Teve um trabalho de respiração um pouquinho maior e consegui fazer o show", compartilhou.
O documentário Eu também conta com a participação especial de Fernanda Souza, a narração de Ludmilla em primeira pessoa e entrevistas com neurocientistas, terapeutas, consteladoras e psiquiatras. A jornada é contada em capítulos e apresenta relatos íntimos da diretora. Anitta estreou como produtora associada do longa.
Anitta foi internada em hospital recentemente
Anitta deu entrada no Hospital Albert Einstein, localizado em São Paulo na última quinta-feira (1º).
Para evitar a preocupação dos fãs, a carioca usou o Twitter para atualizar seguidores sobre a condição de saúde. "Tá tudo bem, gente... tudo certo ", escreveu.
As doenças de Anitta
Apesar da passagem atual no hospital ter sido breve, Anitta realizou uma cirurgia em julho deste ano para o tratamento de uma endometriose.
No começo de julho, Anitta chegou a falar sobre o assunto pelo Twitter. Ela acreditava sofrer de um quadro de cistite recorrente, uma infecção que acomete a uretra provocada por uma bactéria, porém depois de nove anos com fortes dores após as relações sexuais.
Já em 2019, a cantora chegou a se diagnosticada com estafa mental. Ela realizou repouso por recomendação médica.