Com informações da Agência Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) serão diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (12), como presidente e vice-presidente, respectivamente. Ambos os políticos fizeram parte da chapa vencedora nas Eleições de 2022 para presidente.
POSSE DO LULA FOI ANTECIPADA?
Não, a cerimônia de diplomacia é uma é um atestado dado pelo TSE de que as eleições foram regulares. A posse acontecerá normalmente em janeiro.
O QUE É A DIPLOMAÇÃO?
A diplomação é um ato solene, que acontecerá nesta segunda-feira (12) com cerca de 300 convidados e com forte esquema de segurança, marca o fim de todo o processo eleitoral. O diploma que atesta terem sido Lula e Alckmin eleitos pelo voto popular será assinado pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes.
Segundo o Código Eleitoral, devem constar no certificado o nome do candidato, a sigla pela qual foi eleito e o cargo. A expedição do documento é uma formalidade que condiciona a posse no cargo. Ou seja, de posse do diploma Lula e Alckmin estão aptos a assumir a partir de 1° de janeiro.
Segundo o TSE, o diploma tem como fundo o brasão da República do Brasil e traz os seguintes dizeres:
“Pela vontade do povo brasileiro expressa nas urnas em 30 de outubro de 2022, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República Federativa do Brasil. Em testemunho desse fato, a Justiça Eleitoral expediu o presente diploma, que o habilita à investidura no cargo perante o Congresso Nacional em 1º de janeiro de 2023, nos termos da Constituição”.
DIPLOMAÇÃO LULA AO VIVO
A sessão solene marca uma das primeiras etapas oficiais da posse de Lula. O momento será transmitido ao vivo nas redes sociais, através do YouTube da JC PLAY.
O momento também será transmitido na televisão aberta no canal da Globo. Nos canais de assinatura, o ao vivo acontece na CNN e Globonews.
POSSE DO LULA 2023
A cerimônia pública da posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil acontecerá no dia 1º de janeiro, em Brasília, Distrito Federal.
Segundo a futura primeira dama Janja, uma festa está sendo comemorada para celebrar a vitória do petista. Denominado de "Festival do Futuro", o evento promete reunir diversos artistas que apoiaram a sua candidatura.