O maior aquário cilíndrico do mundo explodiu em Berlim, nesta sexta-feira (16), espalhando cerca de 1.400 peixes nos seus arredores.
“Ainda não conseguimos percorrer completamente o primeiro andar, que é provavelmente onde esses peixes estarão”, afirmou o porta-voz dos bombeiros Adrian Wentzel. “Mas o fato é que a água vazou completamente e esses cerca de 1.400 peixes que estavam neste aquário também não podem ser salvos”, disse.
O chamado AquaDom comportava 1 milhão de litros de água e possuía 15 metros de altura. Ao explodir, uma onda de água, peixes exóticos e vidro se espalhou pelo hotel em que se localizava.
Cerca de 300 pessoas foram retiradas do local, entre elas a membra do Parlamento Alemão, Sandra Weeser. "É uma cena de devastação com muitos peixes mortos e cacos quebrados", contou ela acrescentando que o lugar parecia um zona de guerra.
Ponto Turístico
O AquaDom era conhecido como um dos pontos turísticos de Berlim que atraía muitas famílias com crianças. Ele foi inaugurado em 2003 e passou por uma modernização em 2020.
O aquário ficava no lobby do hotel Radisson Blu, em Berlim, e possuía um elevador que passava no meio dele, em que as pessoas subiam e desciam na companhia de guias turísticos responsáveis por falar sobre a atração e os peixes.
Os presentes ainda podiam assistir à limpeza do aquário feita por mergulhadores e fazer refeições nas mesas do hotel ao redor do AquaDom.
Para visitá-lo, o pacote disponível era junto com o SEA LIFE, outro aquário temático, mas que comportava diferentes espécies de animas. A entrada custava, até então, 19 euros - cerca de 106 reais na atual cotação - para adultos (maiores de 15 anos).