ATOR PEDRO PAULO MORRE

PEDRO PAULO RANGEL: Relembre personagens marcantes do ator de O Cravo e Rosa

Dono de vasta carreira na TV e no teatro, Pedro Paulo Rangel ficou marcado por papéis como Poliana, em Vale Tudo (1988), e Calixto, conselheiro de Petruchio (Eduardo Moscovis) em O Cravo e a Rosa (2000)

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 21/12/2022 às 10:26
MORTE Personagens de Pedro Paulo Rangel - ACERVO GLOBO

O ator Pedro Paulo Rangel morreu na madrugada desta quarta-feira, 21, às 5h40, no Rio de Janeiro. Ele tinha 74 anos e estava internado desde o dia 30 de outubro, na Clínica de Saúde São José, por complicações de um enfisema pulmonar.

A informação foi confirmada pela hospital. Em maio, ele revelou que desde 2002 enfrentava uma doença pulmonar crônica, causada, segundo ele, por cigarro.

PEDRO PAULO RANGEL: Relembre personagens marcantes

Dono de vasta carreira na TV e no teatro, o ator ficou marcado por papéis como o otimista Poliana, amigo de Regina Duarte em Vale Tudo (1988), e Calixto, conselheiro de Petruchio (Eduardo Moscovis) em O Cravo e a Rosa (2000).

Também por Gigi, irmão da vilã Bia Falcão (Fernanda Montenegro) em Belíssima (2005), além das esquetes em que participou em clássicos do humor como TV Pirata (1989) e Viva o Gordo (1981).

PEDRO PAULO RANGEL: O início da carreira

Pedro Paulo Rangel morreu aos 74 anos - Reprodução/TV Globo
MORTE Pedro Paulo Rangel em cena de 'A Indomada' - ACERVO GRUPO GLOBO
Pedro Paulo Rangel na novela 'Vale Tudo' - ACERVO GRUPO GLOBO

Nascido em 29 de junho de 1948 no Rio, dia de São Pedro e São Paulo, só poderia ter esse nome. Quando criança, ouvia novelas, óperas e atrações musicais na rádio, mas não fazia ideia da existência dos palcos.

Tudo mudou quando tinha 11 anos e conheceu Seu Zeli, um vizinho entusiasta do teatro amador. Passou a frequentar o Clube Minerva, mas não podia atuar pois, na época, as crianças eram feitas por mulheres.

Visto pelo diretor Moacyr Deriquém em uma peça, foi convidado trabalhar na Globo, emissora em que viveu os trabalhos pelos quais ficou mais conhecido ao longo da carreira. Mas PP ainda não tinha noção disso: "fazer televisão era absolutamente aviltante! Sentia-me totalmente vendido".

Após a porta de entrada por Bicho do Mato (1972), conseguiu algum destaque em Gabriela (1975), especialmente em uma cena de nu, quando seu personagem, Juca Viana, e Chiquinha (Cidinha Milan) eram flagrados na cama e jogados à rua sem roupas.

Na Globo, esteve ainda em A Patota (1976), Saramandaia (1977) e O Pulo do Gato (1978). Gravou alguns Telecursos na TV Cultura e a novela Dinheiro Vivo (1979), de Mario Prata, na TV Tupi.

ATOR PEDRO PAULO: Retorno para a TV

Pedro Paulo Rangel ao lado de Eduardo Moscovis em 'O Cravo e a Rosa'. - Reprodução/Rede Globo
Pedro Paulo possui currículo com inúmeras novelas na Rede Globo. - Reprodução/TV Brasil
Pedro Paulo Rangel em 'O Cravo e a Rosa' (2000). - Reprodução/TV Globo

Foi um convite do diretor Daniel Filho, da Globo, que o fez voltar à TV: trabalhar na minissérie O Primo Basílio, como Sebastião, amigo do protagonista, vivido por Tony Ramos.

"Pela primeira vez na televisão soube o que era ensaio. Três meses antes de gravar ficávamos em um palco, com um cenário desmontável, ensaiando todas as cenas", recordava. Mais contente, pediu outra chance a Daniel, e acabou no elenco de outra novela histórica: Vale Tudo (1988). Interpretou Audálio, mais conhecido como Poliana, apelido que tinha por seu otimismo.

Era amigo da protagonista Raquel (Regina Duarte), a quem conhecia logo em sua chegada ao Rio de Janeiro. Pouco depois, fez parte do elenco da TV Pirata, humorístico que marcou época.

Em Pecado Capital (1998), viveu Seu Clóvis, torcedor do Botafogo e dono de bar, que dividia as cenas com Íris Bruzzi e Eri Johnson, sua esposa e filho na trama. Na novela de época O Cravo e a Rosa (2000), interpretou Calixto, uma espécie de pai para o protagonista Petruchio (Eduardo Moscovis).

Vivia um simpático romance com Mimosa, personagem de Suely Franco, com quem acabava casado. Em Belíssima (2005), interpretou Gigi, apelido de Argemiro, irmão da grande vilã Bia Falcão (Fernanda Montenegro) e grande amigo de seus sobrinhos-netos, Júlia (Gloria Pires) e Pedro (Henri Castelli).

Também contracenava com frequência com a dupla formada por Íris Bruzzi e Carmen Verônica, Guida Guevara e Mary Montilla, duas ex-vedetes na trama. À época, algumas revistas de fofoca chegaram a publicar que Gigi seria revelado como grande vilão ao fim da novela, mas o protagonismo tardio não se concretizou.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS