Com 2022 chegando ao seu fim no próximo sábado (31), a Rede Globo preparou sua anual retrospectiva com os principais acontecimentos do ano.
Sandra Annenberg comanda o especial direto dos jardins do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.
A escolha do local não foi aleatória, uma vez que 2022 representou um grande recomeço após a pandemia da covid-19. O Museu, por sua vez, também se reergue depois do incêndio acontecido há quatro anos que devastou grande parte de sua estrutura.
“Apresentar a Retrospectiva do Museu Nacional é muito especial e tem um simbolismo muito grande. Após tanta insegurança provocada pela pandemia e de eleições tão polarizadas, que dividiram o país, estamos vivendo um momento de reconstrução, assim como o Museu Nacional”, comenta Annenberg.
O programa será transmitido na sexta-feira (30) logo após a novela 'Travessia', das 22h25 até 00h10.
Grandes fatos de 2022
2022 foi um ano de acontecimentos impactantes em diferentes ramos da sociedade.
Entre eles, a Retrospectiva da Globo irá falar sobre a Copa do Catar, a Guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a morte da Rainha Elizabeth II e as eleições presidenciais do Brasil, que colocaram Lula de volta ao poder.
Também não serão esquecidos aqueles que faleceram em 2022. Erasmo Carlos, Gal Costa, Elza Soares, Jô Soares foram alguns que se despediram e serão lembrados pela emissora no especial.
Versão exclusiva Globoplay
Logo após a transmissão da Retrospectiva na tv aberta, a Globo disponibilizará uma versão exclusiva em sua plataforma de streaming, o Globoplay.
Três episódios temáticos em uma linguagem apropriada para o veículo passarão pelos acontecimentos de destaque em 2022. A apresentação fica por conta dos repórteres Sônia Bridi, Rodrigo Carvalho e Estevan Muniz.