A jornalista Glória Maria, ícone da TV brasileira, morreu no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (2). "É com muita tristeza que anunciamos a morte de nossa colega, a jornalista Glória Maria", informou a TV Globo, em nota.
"Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio", afirma o comunicado.
SALÁRIO DE GLÓRIA MARIA
De acordo com o portal Terra, Glória Maria recebia cerca de R$ 300 mil de salário da TV Globo, com quem renovou o contrato um pouco antes de seu afastamento para tratar do câncer, há cerca de três meses.
Após décadas de carreira na TV, ela deixou uma fortuna estimada em R$ 50 milhões, que será dividida entre as filhas Maria e Laura.
O último programa que ela apresentou foi o "Globo Repórter", que foi ao ar no dia 5 de agosto de 2022.
HERANÇA DE GLÓRIA MARIA
No início de 2022, Glória Maria esteve no programa "Roda Viva", da TV Cultura, e disse ter ficado muito decepcionada com alguns familiares que estavam especulando sobre a divisão da herança quando ela ficou doente.
"Foi uma coisa que me deu um susto. Falaram de dividir a herança, sendo que nem existia. É um negócio esquisito que você olha e não acredita", lamentou ela, no programa, chegando a dizer que familiares iam em sua casa atrás de dinheiro.
MORRE GLÓRIA MARIA: SAIBA CAUSA DA MORTE
Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão. O tratamento com imunoterapia teve sucesso.
Depois, ela sofreu metástase no cérebro, que também pôde, inicialmente, ser tratada com êxito por meio de cirurgia, mas os novos tratamentos não avançaram.
MORRE GLÓRIA MARIA: RELEMBRE CARREIRA
Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio de Janeiro. Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, estudou em colégios públicos onde obteve sua formação cultural: "Estudei inglês, francês, latim e vencia todos os concursos de redação da escola", disse, ao projeto Memória Globo.
Em 1970, foi levada por uma amiga para ser rádio-escuta da Globo do Rio. Glória também chegou a conciliar os estudos na faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) com o emprego de telefonista da Embratel. Na Globo, tornou-se repórter numa época em que os jornalistas ainda não apareciam no vídeo.
GLÓRIA MARIA MORREU: INÍCIO NA TV GLOBO
Glória Maria trabalhou no Jornal Hoje, no Bom Dia Rio e no RJTV. No Jornal Nacional, foi a primeira repórter a aparecer ao vivo. Cobriu a posse de Jimmy Carter em Washington e no Brasil, durante o período militar, entrevistou chefes de estado, como o ex-presidente João Baptista Figueiredo.
A partir de 1986, a jornalista integrou a equipe do Fantástico, do qual foi apresentadora de 1998 a 2007. Ficou conhecida pelas matérias especiais e viagens a lugares exóticos, e por entrevistar celebridades como Michael Jackson, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madonna.