A banda Nação Zumbi publicou uma nota nas redes sociais para criticar a programação do Carnaval do Recife de 2023. Até o momento, a Prefeitura do Recife divulgou apenas a programação do polo do Marco Zero - embora tenha citado alguns artistas que estarão nos polos descentralizados.
De acordo com o texto publicado pelo grupo, o projeto Manguefonia, que reúne vários músicos da cena cultura do manguebeat, estava na programação do Marco Zero, mas foi retirado da grade "misteriosamente".
"Descuido ou descaso? São 30 anos de um grito cultural que alavancou o estado e uma cena que se fez ecoar no Brasil e além mar. Um Carnaval dito 'Multicultural' a partir dessa cena, quando o poder público passou a reconhecer sua importância", diz a nota.
O Manguefonia é composto por Dengue (baixo), Toca Ogan, Marcos Matias e Da Lua (percussões), Neilton (guitarra) e Vicente Machado (bateria). Os vocais são divididos por Jorge do Peixe, Fred 04, Siba Veloso, Fabio Trummer, Louise e Cannibal.
No entanto, a programação divulgada pela gestão em coletiva na última sexta-feira (27) não mencionava o projeto em momento algum - assim como os cards de divulgação e o release para a imprensa.
A ausência de nomes do mangue no Marco Zero foi alvo de críticas nas redes, visto que o movimento completou 30 anos em 2021.
Contudo, o perfil da banda informa que recebeu de um fã uma arte com o nome "Manguefonia" na programação da segunda-feira de Carnaval (20 de fevereiro), antes do rapper Emicida.
Apesar de estar fora do Marco Zero, a Nação Zumbi, que havia anunciado pausa na carreira no ano passado, apareceu entre os nomes confirmados em polos descentralizados - embora essa programação ainda não tenha sido divulgada com palcos e datas.
CARNAVAL DO RECIFE 2023: INCERTEZA DE ARTISTAS LOCAIS
Para além da presença ou não do Manguefonia na programação do Carnaval, a Nação Zumbi ressaltou que a gestão municipal costuma priorizar artistas de fora, "deixando a cena local juntamente com as agremiações e manifestações culturais legítimas para a última hora".
"O artista pernambucano fica à deriva, sem uma posição concreta da prefeitura do Recife. Participaremos? Onde? Quando?", questiona. Nos bastidores, outros artistas e produtores têm questionado sobre a demora na confirmação de contratações e datas.
"Quem faz a curadoria do Carnaval? Cadê o respeito por aqueles que fazem a cultura de Pernambuco tão forte e especial? Onde está o reconhecimento histórico e artístico? Trata-se um apagão cultural? Todos querem respostas", finaliza.
RESPOSTA DA PREFEITURA DO RECIFE
Em nota, a Prefeitura do Recife informou que a banda Nação Zumbi "já havia sido convidada, ainda na semana passada, para participar da programação deste ano."
Leia a íntegra:
A Prefeitura do Recife esclarece: em nenhuma comunicação oficial divulgou atrações diferentes das apresentadas na Coletiva de Imprensa do Carnaval, realizada na sexta-feira (27/01), salvo o anúncio de Caetano Veloso, que foi posterior.
Com relação à participação da Nação Zumbi no Carnaval 2023, a Prefeitura do Recife antecipa que a banda já havia sido convidada, ainda na semana passada, para participar da programação deste ano.