O quesito evolução pode definir a vencedora do Carnaval 2023 do Rio de Janeiro entre as 12 escolas de samba do Grupo Especial. A escolha foi feita por meio de sorteio realizado no início da tarde desta quarta-feira (22), no auditório da sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). As informações são da Agência Brasil.
Conforme o regulamento do desfile, o último quesito a ser sorteado é o que serve para o primeiro critério de desempate entre duas ou mais escolas de samba que somarem o mesmo número de pontos.
Apuração das escolas de samba do Rio em tempo real
Se o empate permanecer, o próximo quesito para a definição da escola de samba campeã do Carnaval 2023 será mestre-sala e porta-bandeira, que foi o penúltimo sorteado.
Caso ainda persistam escolas de samba com total de notas iguais, o desempate será feito sucessivamente em ordem inversa dos quesitos sorteados.
A ordem do sorteio foi harmonia, seguido de enredo, bateria, alegorias e adereços, fantasias, samba enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira e evolução.
O início da apuração está marcado para as 16h, na Praça da Apoteose, do Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
Cada um dos nove quesitos terá quatro notas de julgadores diferentes. Os 36 jurados foram espalhados ao longo da Passarela do Samba. A metade, dois por quesito, ficaram no setor 3. No setor 6, ficaram nove, um por quesito, e no setor 10, o restante dos jurados.
O número de notas este ano representa uma mudança no regulamento, que reduziu o número de julgadores. No ano passado eram cinco notas por quesito. A maior e a menor eram descartadas. Neste ano, apenas a menor será descartada.
Durante o desfile, as comissões de frente e os casais de mestre-sala e porta-bandeira se apresentaram obrigatoriamente em frente a cada cabine de jurados.
Cada um dos 36 julgadores definiram a nota entre nove e dez pontos, mas puderam fracioná-los. Neste caso, tiveram que fazer justificativas. As explicações para as notas diferentes de 10 serão publicadas no site LiesaNet na sexta-feira (24).
A 12ª colocada do Grupo Especial será rebaixada e em 2024 desfilará na Série Ouro, organizada pela Liga das Escolas do Rio de Janeiro (Liga-RJ). Já a campeã da Série Ouro no Carnaval de 2023 subirá para o Grupo Especial no ano que vem.