O início da apuração das notas do Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro está marcado para as 16h desta quarta-feira (22). Evolução será o primeiro critério de desempate.
A escolha foi feita por meio de sorteio realizado no início da tarde, no auditório da sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).
Conforme o regulamento do desfile, preparado pela Liesa, o último quesito a ser sorteado é o que serve para o primeiro critério de desempate entre duas ou mais agremiações que somarem o mesmo número de pontos.
APURAÇÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RJ EM TEMPO REAL
Se o empate permanecer, o próximo quesito para a definição da escola de samba campeã será mestre-sala e porta-bandeira, que foi o penúltimo sorteado. Caso ainda persistam escolas com total de notas iguais, o desempate será feito sucessivamente em ordem inversa dos quesitos sorteados.
A ordem de leitura dos quesitos será a seguinte:
- 1? - Harmonia
- 2? - Enredo
- 3? - Bateria
- 4? - Alegorias e Adereços
- 5? - Fantasias
- 6? - Samba-Enredo
- 7? - Comissão de Frente
- 8? - Mestre-Sala e Porta-Bandeira
- 9? - Evolução
Cada um dos nove quesitos terá quatro notas de julgadores diferentes. Os 36 jurados foram espalhados ao longo da Passarela do Samba. A metade, dois por quesito, ficaram no setor 3.
No setor 6, ficaram nove, um por quesito, e no setor 10, o restante dos jurados. O número de notas este ano representa uma mudança no regulamento, que reduziu o número de julgadores. No ano passado eram cinco notas por quesito. A maior e a menor eram descartadas. Neste ano, apenas a menor será descartada.
Com Agência Brasil