A Sexta-Feira Santa, além de ser um dia de celebração para a religião católica, também é um momento de cautela quando o assunto são as refeições do dia.
Isso porque velhos hábitos e tradições passam a ser aderidos na Semana Santa, como não consumo de carne vermelha na sexta-feira.
Esse costume está em consonância com o cânone 1251 do Código de Direito Canônico da igreja, que diz:
"Observe-se a abstinência de carne ou de outro alimento, segundo as prescrições da Conferência dos Bispos, em todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; observem-se a abstinência e o jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo."
Com esse costume, o consumo de peixes sobe exponencialmente entre as famílias que celebram a Semana Santa. Mas outras proteínas também podem ser ingeridas pelos fiéis durante a celebração.
Qual a origem dos SÍMBOLOS da PÁSCOA? Veja origem do PÃO, VINHO E DO COELHO
PODE COMER QUEIJO NA SEXTA-FEIRA SANTA?
O queijo é um dos alimentos mais presentes nas mesas dos brasileiros e acaba sendo indispensável na Semana Santa - e em outros feriados religiosos.
Além do queijo e outros produtos laticínios, frutos do mar e ovos também podem ser ingeridos pelos católicos durante a Semana Santa e durante todas as sextas-feiras do ano.