O livro “Parcerias em Educação - O caso do Ginásio Pernambucano", publicado pela Editora CEPE, será lançado nesta sexta-feira (14), às 15h, no auditório da própria escola, na Avenida Cruz Cabugá. O autor da obra, João Carlos Zirpoli Leite, bacharel em Direito pela UFPE, relata a primeira experiência de parceria entre o Público e o privado na Rede Estadual de Ensino.
A mudança de gestão da escola aconteceu a partir de 1998, quando passou a ser gerida por meio de parceria público-privada, sendo a primeira experiência desse tipo de gestão na rede de ensino de Pernambuco. "Os resultados mostram que houve uma intervenção de caráter pedagógico e de gestão na instituição pública de ensino por parte de segmento dos empresários, a qual sinaliza para a instauração de um novo padrão de relacionamento entre o público e o privado na gestão da rede estadual de ensino", declarou João Carlos Zirpoli.
Com base na análise documental e em entrevistas com os atores envolvidos com a reforma da instituição, o autor do livro acredita que esse modelo de gestão na área de educação tende a se estabelecer. "O processo de parcerias entre o Estado de Pernambuco e os empresários tende a permanecer e a estabelecer novas formas de inserção de segmentos do setor privado na gestão pública, no campo da educação, tais como parcerias administrativas, co-gestão de escolas públicas e gestão de programas educacionais", avaliou.
A obra literária procurou identificar o processo de reforma do Ginásio Pernambucano, os pressupostos legais, as relações estabelecidas pela Secretaria de Educação de Pernambuco com as empresas privadas, em especial com o Instituto de Co-Responsabilidade para a Educação, os critérios estabelecidos para a seleção do corpo docente e discente do Ginásio Pernambucano e como os gestores conceberam a reforma das instalações físicas e de gestão.
João Carlos Zirpoli Leite é bacharel em Direito pela UFPE, além de possuir mestrado e doutorado em Educação na linha de pesquisa Política, Planejamento e Gestão da Educação pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Estudioso das políticas públicas há mais de 30 anos, atualmente se dedica à publicação do seu novo trabalho no campo da qualidade da educação, estudando as variações que o modelo de escola integral oferece.