A música "Lovezinho", da cantora Treyce, foi retirada das plataformas digitais nesta quinta-feira (4), surpreendendo fãs e usuários que costumavam ouvir a faixa na internet.
A retirada ocorreu por uma falta de acordo entre a editoria que cuida dos direitos autorais da música "Say It Right", de Nelly Furtado, com a editora responsável pela música brasileira - que usa a melodia da música original. Nessa matéria, você confere sobre os assuntos:
- LOVEZINHO NELLY FURTADO
- MÚSICA LOVEZINHO
- TREYCE
LOVEZINHO: NELLY FURTADO X TREYCE?
De acordo com informações do G1, a editoria que representa a canadense queria 100% da autoria para os estrangeiros, além de aplicar uma multa de US$ 40 mil (cerca de R$ 200 mil) pelo uso sem autorização da obra por Treyce e WK, autores de "Lovezinho".
"Say It Right" foi composta por Nelly Furtado com produção dos norte-americanos Timbaland e Danja. Como o uso não foi autorizado previamente, a editora gringa cobrou os direitos há dois meses.
Os brasileiros ofereceram 30% dos direitos aos estrangeiros, que propuseram 100% do autoral (para os autores de "Say it Right").
SAY IT RIGHT E LOVEZINHO
Assim, logo surgiu um desentendimento: os estrangeiros consideram que "Lovezinho" é uma nova verão de Say It Right, enquanto os brasileiros afirmam ser apenas uma citação.
Não se sabe, no entanto, se Nelly Furtado acompanha pessoalmente as negociações. A conversa, incluindo a retirada do ar, foi iniciada pela Sony Publishing.
Apesar do imbróglio, Treyce tem recebido pela música: plataformas pagam parte dos rendimentos ao autores e aos intérpretes - ela se encaixa nesse segundo ponto, já que ficou com a parte não-autoral da música.
De acordo com representantes da Sony ao G1, Lovezinho pode voltar ao ar caso exista um acordo entre as partes.