Embora tenha sido vista com desconfiança por muito tempo pelos britânicos, Camilla, o amor de longa data de Charles III, finalmente conseguiu ser aceita pelo público.
Ela será coroada junto com o rei na cerimônia de coroação.
ELIZABETH II
Elizabeth II expressou seu desejo de que Camilla fosse coroada como "rainha consorte" quando Charles se tornasse rei, e isso foi aceito como um passo significativo para a aceitação de Camilla na realeza britânica.
No entanto, no convite para a cerimônia de coroação de Charles III, Camilla foi designada simplesmente como "rainha", sem o título de consorte.
Esse é um grande avanço para Camilla, que anteriormente era conhecida como Duquesa da Cornualha e optou por não usar o título de Princesa de Gales, que estava fortemente associado a Diana.
RAINHA ELIZABETH II: CONHEÇA A HISTÓRIA DA MONARCA
REI CHARLES E CAMILLA
Camilla Shand, uma nobre provinciana, conheceu o príncipe Charles em 1970 durante um jogo de polo. Apesar de não pertencer à nobreza, Camilla circulava nos mesmos círculos sociais que o príncipe.
Camilla nasceu em 17 de julho de 1947, filha de Bruce Shand, um oficial, e Rosemary Cubitt, proprietários de terras ricos.
Ela estudou em algumas das melhores escolas particulares de Londres, França e Suíça. Camilla é bisneta de Alice Keppel, uma amante do rei Eduardo VII, tataravô de Charles.
Foi em 1970 que Camilla teria feito uma piada sobre a bisavó de Charles que chamou sua atenção. No entanto, seu relacionamento com Charles não durou muito tempo. Charles ingressou na Marinha Real e Camilla se casou com o oficial Andrew Parker Bowles, com quem teve dois filhos.
Camilla até encorajou Charles a se casar com Diana, mas ela própria retomou o relacionamento com Charles, quando ambos ainda eram casados. Suas conversas íntimas por telefone foram amplamente divulgadas pela imprensa.
Após o divórcio de Charles e Diana em 1996, Camilla começou a aparecer publicamente com Charles, que também se divorciou no ano anterior.
No entanto, a morte de Diana em um acidente de carro em Paris, em agosto de 1997, afastou Camilla para as sombras.
ESPOSA DO REI CHARLES
Camilla foi vista por muitos britânicos como a responsável por destruir o conto de fadas.
Com o passar do tempo, Camilla conseguiu superar a imagem negativa que muitos tinham dela e firmou seu relacionamento com o príncipe Charles, culminando em seu casamento civil em 2005.
A cerimônia foi um grande evento, com cerca de 20 mil pessoas nas ruas para aplaudir o casal.
Ao longo do tempo, Camilla conquistou popularidade e tornou-se cada vez mais visível graças à sua atitude simples, senso de humor e engajamento em questões sociais.
Por anos, ela lutou pelos direitos das vítimas de agressão sexual e estupro, além de demonstrar interesse na promoção da saúde, artes, literatura e equitação - um hobby que compartilha com a Rainha Elizabeth II.
"As pessoas percebem que Camilla é perfeita para Charles, e os dois trabalham maravilhosamente bem juntos", disse recentemente à AFP o comentarista real Richard Fitzwilliams.
Informações da AFP