Um dos nomes mais tradicionais do forró, o cantor Flávio José, 71 anos, usou o palco do São João de Campina Grande (PB) para protestar por ter seu tempo de show reduzido na noite da última sexta-feira (2).
De acordo com o artista, o tempo da apresentação foi diminuído para estender o show da atração seguinte, o cantor Gusttavo Lima.
"Se ficar alguma música do repertório, que vocês tão pensando em ouvir, e não vão ouvir, a culpa não é minha. Eu não tenho nenhum show para sair daqui correndo pra fazer. Não foi ideia minha", lamentou o músico.
"Infelizmente, são essas coisas que os artistas da música nordestina sofrem. 'Precisa cantar 1h30 não, uma hora tá bom'. Vamos nos virar nos 30 para ver se a gente atende vocês."
Flávio José no São João de Campina Grande: fala repercute nas redes
A fala logo gerou uma grande repercussão nas redes sociais, já que o espaço que o sertanejo vem ocupando nas festas populares do Nordeste há tempos é alvo de controvérsia.
"Flávio José é um fenômeno! Contribuiu expressivamente para o fortalecimento da cultura nordestina. Hoje, no São João de Campina Grande, o diminuíram e desrespeitaram. Ele só pôde cantar 1h, porque quiseram aumentar o tempo de show de Gusttavo Lima. Uma covardia! Isso não se faz", disse uma internauta do Twitter.
A organização do evento, no entanto, negou que o show tenha sido encurtado para dar prioridade a Gusttavo Lima. Segundo a organização, o show de Flávio foi suprimido em alguns minutos devido a um erro de cronograma.
Em nota enviada à imprensa, a Arte Produções se desculpou com o músico. "Gostaríamos de nos desculpar, em nome da gestão do evento e enfatizar nossa total estima e respeito por esse artista que é um ícone da nossa música. Devido um erro em nosso cronograma técnico, o show que deveria ter sido antecipado, a fim de cumprir com pontualidade o horário de encerramento geral do evento, acabou sendo suprimido em alguns minutos, não tendo relação nenhuma com a apresentação do artista Gusttavo Lima, que aconteceu em seguida".
Em nota, a Prefeitura de Campina Grande pediu desculpas e prestou solidariedade. Afirmou que a "gestão respeita todos os artistas e quer fazer um evento que valorize a cultura e a tradição de 40 anos do Maior São João do Mundo".
Ver essa foto no Instagram
"Nomes que nos orgulham, como Flávio José, Alcymar Monteiro, Chico César, Capilé, Biliu de Campina e tantos outros. Infelizmente, não conseguimos controlar a ordem dos shows, responsabilidade da empresa que venceu a licitação e realiza a festa. Mas estamos atentos e cobrando para que nossos artistas sejam respeitados e possam engrandecer o São João de Campina Grande", registrou a nota.
Antes da divulgação da nota oficial, o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) também se pronunciou nas redes. Falou sobre a admiração que tem por Flávio José e lamentou o ocorrido que, segundo ele, foi motivado pela passagem de som, que encurtou a apresentação em 20 mim.
"Agora me permitam um comentário. Nem mesmo esse problema vai tirar o brilho da edição mais bonita do São João e o fato que a edição dos 40 anos é, disparada, a que mais contempla nossas raízes e nossa regionalidade", destacou.